Últimas notícias

Fique informado

Background check ajuda pessoas e empresas a se proteger de riscos

7 de novembro de 2023

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

As tentativas de fraudes com uso de CPF de terceiros cresceram 166% nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com mesmo período de 2019

Apenas em 2020, as tentativas de fraudes com uso de CPF de terceiros cresceram 166% nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com mesmo período de 2019. Desde então, esses números não param de crescer.

Ainda, segundo a PSafe, o Brasil teve mais de três milhões de tentativas de golpes financeiros na internet nos primeiros cinco meses de 2022.

O número representa uma média de 22,5 mil tentativas de golpe por dia e cerca de 930 por hora. Um dos aspectos mais cruciais da tomada de decisões, tanto para indivíduos quanto para empresas, é a capacidade de avaliar e minimizar os riscos associados a determinadas situações.

Para compreender o valor de uma verificação de antecedentes, é essencial primeiro examinar como ela beneficia as pessoas.

No contexto pessoal, a realização de uma verificação de antecedentes pode ser útil em diversas situações.

“Imagine, por exemplo, alguém que está prestes a alugar um apartamento. Antes de assinar um contrato de locação, essa pessoa pode solicitar uma verificação de antecedentes do locatário atual ou potencial, a fim de avaliar sua integridade financeira e histórico de pagamentos de aluguel. Isso ajuda a reduzir o risco de inadimplência e conflitos futuros e quem está alugando pode fazer a mesma coisa”, explica Leandro Casella, fundador e CEO da Exato Digital.

Do ponto de vista das empresas, a verificação de antecedentes também desempenha um papel crucial na proteção de suas operações e reputação.

Ao realizar verificações rigorosas em fornecedores, parceiros de negócios, candidatos e potenciais investidores, as empresas podem minimizar o risco de ter problemas legais, financeiros ou éticos.

Empresas que investem em verificações de antecedentes para potenciais funcionários, por exemplo, podem reduzir significativamente os riscos associados a más condutas no local de trabalho, aumentando a probabilidade de contratar candidatos confiáveis e éticos.

Pesquisa realizada em 2019 pela DNA Outplacement, consultoria de recolocação para cargos executivos, revelou que 75% dos brasileiros mentem em seus currículos. As mentiras mais comuns são em relação ao salário anterior e fluência em inglês.

Além disso, a verificação de antecedentes desempenha um papel crucial na conformidade regulatória. Em setores altamente regulamentados, como serviços financeiros e saúde, a verificação de antecedentes é muitas vezes obrigatória para garantir que as empresas estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

“No exterior já é muito utilizado o antecedente, e no Brasil isso também precisa ser implementado. Informamos nosso CPF a qualquer momento, em qualquer estabelecimento para todos ouvirem, precisamos ter formas de segurança, tanto para pessoa física quanto jurídica. Na Exato, nosso objetivo é democratizar a segurança”, conclui Casella.

Sobre a Exato Digital

A Exato Digital é uma startup fundada em 2019 para simplificar e democratizar a checagem de dados / background check no Brasil, sendo a única com um modelo self-service.

A plataforma ajuda desde pessoas físicas, pequenos empreendedores e startups até grandes corporações a verificar informações de clientes e parceiros para que possam realizar negócios com mais agilidade e segurança.

A missão é popularizar o background check para que qualquer pessoa ou empresa possa verificar clientes, fornecedores, candidatos a empregos, funcionários, dentre outros de maneira segura, rápida e acessível.

Importância da colaboração dos bancos no combate à fraude mediante à Resolução 06 do Banco Central

Black Friday: Como os varejistas podem se prevenir das fraudes mais comuns

Futurecom: Perdas de R$ 41,4 bilhões foram evitadas no Brasil com soluções antifraude desde o início de 2023, estima Serasa Experian

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!