Banco Central (BC) soltou um comunicado nesta segunda-feira em relação às recentes notícias veiculadas pela imprensa acerca de testes que serão realizados com a plataforma WhatsApp Pay (WAP) no mercado de pagamentos
O BC considera um importante avanço o início dos testes e dá boas-vindas a todos os arranjos que desejarem participar dos testes.
No caso da Visa, um dos instituidores dos arranjos de pagamento responsáveis pela solução de pagamento do WAP, o BC informou à empresa que não há impedimento para a realização dos testes solicitados, no entanto, esses testes não podem envolver a realização de qualquer transação real com usuários e não podem movimentar valores reais em qualquer montante.
Os testes não fazem parte do processo formal de análise do pedido das empresas para operar a referida solução de pagamentos, o qual continua sendo analisado conforme os procedimentos e prazos-padrão utilizados com outras solicitações.
O Banco Central BC espera concluir essa análise o mais rápido possível, de modo a logo recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários, portanto, os testes não implicam autorização do BC, nem tampouco sinalizam decisão final nesse sentido, a qual, reitera que deve ser concedida tão logo sejam percorridos os trâmites do processo de autorização.
Ainda não houve manifestação do BC sobre os questionamentos feitos pela Mastercard, o que deverá acontecer nos próximos dias, seguindo a mesma racionalidade de pedidos de mesmo teor.
PIX dá outro passo importante rumo ao lançamento em novembro

- Comunicação crítica entra em nova era no mercado financeiro: por que segurança virou a nova métrica de desempenho?
- Portabilidade de crédito via Open Finance coloca arquiteturas de TI à prova no setor financeiro
- Riscos de Terceiros e a Nova Superfície de Ataque: por que 2026 exige outra postura de cibersegurança
- A Nova Arquitetura da Resiliência Digital no Sistema Financeiro Brasileiro: o que muda com as Resoluções BCB 538/2025 e CMN 5.274/2025?
- Exposição de dados de chaves Pix em 2026 reforça importância de transparência e governança no sistema financeiro































