Começo da utilização da tecnologia para simplificar a interpretação de dados e acelerar os processos de lançamento da Biografia Generativa
A adoção da IA generativa está crescendo a um ritmo acelerado, com pesquisas recentes da McKinsey indicando que um terço das organizações já estão utilizando essa tecnologia em pelo menos uma função de negócio.
Líderes empresariais estão cada vez mais engajados com a GenAI, e cerca de 40% dos entrevistados planejam aumentar os investimentos em inteligência artificial, motivados pelos avanços da GenAI.
Além disso, a Goldman Sachs prevê que a IA generativa poderia impulsionar um aumento de 7% no PIB global e elevar o crescimento da produtividade em 1,5 pontos percentuais ao longo de uma década.
Apesar de todo esse potencial, a maioria das aplicações de IA Generativa no mundo corporativo estão concentradas em duas categorias: os chatbots e as ferramentas de produção automática de conteúdo. Essa concentração acaba por limitar o entendimento das empresas sobre o real retorno que é possível de ser extraído dessa tecnologia, e cria uma frustração de muitos líderes de negócios com ela.
Quebrando com esse viés e reforçando o seu diferencial de tecnologia, a BigDataCorp, principal Datatech do mercado brasileiro, anuncia uma inovação que promete transformar a indústria de dados, e a forma como informações são utilizadas para a tomada de decisão: a Biografia Generativa.
Combinando os dados públicos coletados pela empresa com os mais avançados modelos de IA Generativa dentro da plataforma de computação na nuvem da Amazon Web Services (AWS), o produto gera um texto biográfico que contém todas as informações normalmente utilizadas em processos de tomada de decisão, em um formato que qualquer pessoa, independentemente de seu nível de conhecimento, consegue interpretar.
Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, ressalta o potencial da solução para o mercado: “Atendemos milhares de clientes que estão o tempo inteiro usando dados para tomar decisões. O grande gargalo desses processos é a necessidade de revisão manual das decisões, porque essa análise requer um conhecimento profundo dos dados e das ferramentas. Com esse novo produto, a barreira de análise dos dados passa a ser simplesmente a leitura dos documentos. Com isso, conseguimos reduzir em mais de 50% os custos de decisão”.
O produto utiliza a IA Generativa para converter dados estruturados e semiestruturados em uma narrativa detalhada sobre a vida e as características de empresas ou pessoas. Este processo inovador simplifica a interação com os dados, convertendo-os em um formato facilmente compreensível. Em qualquer cenário onde seja necessário tomar uma decisão baseada em dados, a barreira para compreensão das informações é reduzida para a capacidade de leitura e interpretação de texto de quem está decidindo.
Além disso, o armazenamento dos dados usados na decisão sob a forma de um texto descritivo evita problemas de compatibilidade de sistemas e ferramentas ao longo do tempo.
O trabalho realizado com a AWS foi fundamental para a solução ser implementada em três semanas, e para a escalabilidade da solução desde o momento zero, com otimização de custos e a independência tecnológica.
“Num prazo de apenas dois anos, a IA Generativa tem revelado suas capacidades ilimitadas em todos os setores. Seu crescimento é um reflexo da adoção rápida pelo mercado, evidenciando que é um recurso valioso para qualquer organização que deseje manter-se na vanguarda da inovação e eficiência.
A BigDataCorp tem utilizado GenAI de maneira estratégica e vem se destacando trazendo inovações para seus clientes no seu setor”, diz Cleber Morais, diretor geral de Vendas da AWS na América Latina.
“Conseguimos trazer uma solução inovadora para o mercado em menos de um mês, da concepção ao produto lançado. E, ao invés de termos que nos preocupar com como baixar e rodar modelos complexos e em como nos planejar para adaptar o produto às próximas versões desses modelos, nosso time pode focar no que faz melhor: como combinar os dados com tecnologia para entregar as melhores soluções do mercado”, reforça o executivo.
A privacidade também faz parte da solução desde a sua concepção. A Biografia Generativa pode ser criada usando apenas dados públicos com garantia de origem fornecidos pela BigDataCorp, ou pode combinar esses dados com informações proprietárias de cada empresa.
Todos os modelos de IA são executados em um modo privado, onde os dados não são compartilhados nem armazenados para reutilização, e são apagados assim que a biografia é gerada, inclusive, os dados coletados pela empresa, são protegidos pela LGPD.
A Biografia Generativa possui uma vasta gama de aplicações práticas além do apoio à tomada de decisões. Em qualquer cenário onde uma pessoa precise interpretar informações, seja na análise de perfis de clientes, no estudo do mercado, ou em qualquer outro momento, ela apresenta dados complexos de maneira amigável, tornando mais fácil para os usuários identificarem e compreenderem padrões e características contidos neles.
“O que estamos fazendo é usando o poder da Inteligência Artificial para transformar as interações com conteúdo para mudar a maneira como usuários trabalham com dados. Isso muda a forma como as empresas lidam com os dados e diminui significativamente a barreira de entrada de novas pessoas no mercado de análise de dados”, finaliza o especialista
Sobre a BigDataCorp
A BigDataCorp é a maior datatech da América Latina. Líder no mercado, opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de 1,5 bilhão de fontes globalmente. São mais de 100 petabytes de informação tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes. A BigDataCorp é brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede, e em São Paulo.
Dissipando os mitos que impedem seu negócio de adotar a IA generativa
BioCatch divulga relatório sobre o impacto da IA na fraude digital e no crime financeiro
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.