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Biometria facial evita mais de R$ 8 bi em fraudes para as fintechs

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No último mês, a solução de autenticação de identidade por meio da biometria facial, desenvolvida pela Unico, autenticou mais de 6.1 milhões de transações e barrou quase 175 mil fraudes no setor.

Segundo o levantamento realizado pela startup, é no segmento de fintechs que ocorre a maioria das tentativas de fraudes no país. No primeiro semestre do ano, quando identificaram mais de dois milhões de tentativas, metade delas haviam acontecido no segmento.

Cerca de 58% de todas as fraudes barradas pelo Unico Check em 2022 são via Injection (injeção, em português), em que os fraudadores simulam a captura da face dos usuários através de emuladores e aplicativos durante o processo de autenticação.

Uma das funcionalidades mais eficazes contra esses ataques é o Smartlive.

A tecnologia de prova de vida reconhece que há, de fato, uma pessoa no momento da captura a partir da interação com o usuário e é capaz de bloquear até golpes que utilizam inteligência artificial para criação de faces.

“As fraudes de identidade estão cada vez mais sofisticadas e o dilema enfrentado pelas empresas hoje é oferecer uma solução que seja segura, e que ainda proporcione uma experiência com a menor fricção possível para o usuário. A tecnologia de prova de vida, que analisa os movimentos e expressões do usuário com a câmera, é uma dessasferramentas que conseguem unir segurança e experiência”, comenta Guilherme Bacellar, pesquisador de Segurança Cibernética e Fraude da Unico.


Sobre a unico

Fundada em 2007, a unico é a IDTech pioneira e líder em soluções de identidade digital no Brasil. A startup se tornou um unicórnio em agosto de2021 e, oito meses depois, recebeu a quarta rodada de investimento de sua história, sendo avaliada em USD 2.6 bilhões. A IDTech desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica, admissão digital, plataformas de educação corporativa e gestão de compra e venda de veículos. A unico está presente em mais de 800 empresas, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Foi reconhecida em 2021 entre as “100 Startups to Watch”, ranking da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e apontada uma das “Companies to Watch in 2022” pela Liminal, empresa de consultoria estratégica focada em identidade digital, fintechs e cibersegurança. Saiba mais emhttps://unico.io

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