A segurança de aplicações Blockchain será o tema do minicurso que o CPqD vai ministrar durante o SBSeg 2017 – Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, programado para o período de 06 a 09 de novembro, em Brasília.
Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento é o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates e troca de ideias e experiências entre a comunidade acadêmica e profissionais que atuam nas áreas de segurança da informação e de sistemas computacionais. Sua programação é constituída de sessões técnicas, palestras, minicursos, workshops e tutoriais.
Um desses minicursos será ministrado por Alexandre Melo Braga, pesquisador em segurança de software e criptografia aplicada do CPqD, com base no trabalho Segurança de Aplicações Blockchain além das Criptomoedas – elaborado em conjunto com os pesquisadores Fernando Cezar Marino e Robson Romano dos Santos, também do CPqD.
“Essa publicação, que tem um tom mais acadêmico, agrega nossas competências e trabalhos realizados envolvendo a tecnologia Blockchain, como prospecções tecnológicas, diversos webinars e whitepapers, por exemplo”, explica Braga. Ele adianta que o minicurso abordará essa tecnologia de modo mais amplo, utilizando as moedas criptográficas como exemplos, mas, principalmente, mostrando aos programadores de software e profissionais de segurança da informação os aspectos necessários para o desenvolvimento de aplicações seguras nessa área.
Com três horas e meia de duração, o minicurso está programado para o dia 09/11, na parte da manhã (a partir de 9h). Além disso, seu conteúdo será publicado como um capítulo (com 50 páginas) no livro Minicursos SBSeg 2017, a ser distribuído aos participantes do evento.
Em sua 17.ª edição, o SBSeg está sendo organizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica e da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília. Mais informações e a programação do evento estão disponíveis em https://sbseg2017.redes.unb.br/
Sobre o CPqD
Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade