Últimas notícias

Fique informado

Bloqueei minha conta do Gov.br. E agora?

11 de setembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Use seu certificado ICP-Brasil para fazer o acesso ao Gov.br. Você não corre o risco de bloquear sua conta e é muito mais seguro

A conta Gov.br é um portal do governo federal que permite acesso a diversos serviços e informações digitais e gratuitos destinados à população brasileira. Por isso, é importante estar com as informações atualizadas e regularizadas para conseguir aproveitar a ferramenta.

No caso de estar com a conta Gov.br bloqueada, existem alguns motivos que podem ter causado a restrição. O principal deles é quando o usuário tenta acessá-la diversas vezes em poucos minutos.

Após 4 tentativas de acesso, o sistema faz o bloqueio automaticamente.

A conta também pode ter sido bloqueada por passar muito tempo sem uso do usuário ou o sistema exigir uma senha mais forte. Nesse caso, após realizar o acesso, também será necessário atualizar os dados cadastrais.

Para conseguir acessar normalmente o Gov.br, será preciso entrar no aplicativo ou no site e informar o número do CPF. Em seguida, basta seguir os seguintes passos:

1 – Clique em “Esqueci minha senha”;

2 – Faça o reconhecimento facial ou escolha um outro método para recuperar a senha;

3 – No caso de o usuário tentar o acesso pelo computador e já ter o reconhecimento facial cadastrado, basta clicar no botão azul “Gerar QR CODE”;

4 – Siga as instruções e recupere a conta.

Para ter acesso a conta Gov.br Ouro ou Prata é necessário realizar o reconhecimento facial utilizado na biometria facial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Se for preciso atualizar seus dados do cadastro, basta entrar na opção “Alteração Dados Cadastrais” para mudar o nome, o e-mail, o telefone ou a foto.

Como fazer pra não ter a conta bloqueada?

Para evitar o bloqueio da conta Gov.br, é importante seguir as seguintes dicas:

Use uma senha forte e única. A senha deve conter pelo menos 8 caracteres, incluindo letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

Não compartilhe sua senha com ninguém.

Evite fazer tentativas de acesso repetidas. Se você esquecer sua senha, use o recurso “Esqueci minha senha” para redefini-la.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados. Se mudar de endereço, e-mail ou telefone, atualize suas informações no Gov.br.

A pessoa pode compartilhar a autenticação de acesso com terceiros?

Sim, a pessoa pode compartilhar a autenticação de acesso com terceiros. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança da sua conta.

Somente compartilhe a autenticação de acesso com pessoas de confiança.

Dê acesso apenas aos serviços que você deseja que a pessoa possa acessar.

Reveja regularmente os serviços aos quais a pessoa tem acesso.

É seguro fazer esse compartilhamento?

O compartilhamento da autenticação de acesso pode ser seguro, desde que sejam tomados os devidos cuidados. No entanto, é importante lembrar que você é responsável por todas as ações realizadas na sua conta, mesmo que ela esteja sendo acessada por terceiros.

Aqui estão algumas dicas para tornar o compartilhamento da autenticação de acesso mais seguro:

Use a verificação em duas etapas. A verificação em duas etapas adiciona uma camada extra de segurança à sua conta.

Ative a notificação de login. A notificação de login enviará um e-mail ou SMS para você toda vez que alguém fizer login na sua conta.

Revise regularmente o seu histórico de login. Se você notar alguma atividade suspeita, entre em contato com o suporte do Gov.br.

“Atendimento conta gov.br”, “Solicitar atendimento conta gov.br”

Este serviço é destinado aos casos de pessoas que estão com alguma dificuldade relacionada à conta gov.br. Confira esta página para esclarecer suas dúvidas.

Lembramos que se você possui um certificado ICP-Brasil, utilize-o para fazer o login no Gov.br. O acesso com certificado digital ICP-Brasil é mais simples, mais prático, você não corre o risco de bloquear sua conta e é muito mais seguro. Fica a dica!

GOV.BR passa a ter Verificação em Duas Etapas e a Gestão de Dispositivos

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

SELOS DE IDENTIFICAÇÃO UTILIZADOS PELO GOV.BR

Identidade Digital Bronze

Com este nível, já é possível fazer assinaturas simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas.

Identidade Digital Prata 

Refere-se àqueles que acessam o Gov.br com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma.

Identidade Digital Ouro 

Identifica quem tem certificado Digital ICP-Brasil e biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br. 

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

Gov.Br