Últimas notícias

Fique informado

Brasil lidera crescimento do mercado de data center na América Latina

20 de junho de 2023

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Estudo da Arizton Advisory & Intelligence mostra que o mercado de data centers na América Latina deve ultrapassar a marca de US$ 7,8 bilhões

Por Ricardo Perdigão

Um estudo da Arizton Advisory & Intelligence mostra que o mercado de data centers na América Latina deve ultrapassar a marca de US$ 7,8 bilhões até 2026, com uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 7,6%. O Brasil lidera esses investimentos, sendo responsável por 40% deles.

O relatório também aponta que a construção modular deve adicionar investimentos significativos ao mercado durante o período de previsão. Isso porque a infraestrutura modular é energeticamente eficiente e foi projetada para sustentar alta densidade de rack.

A despesa para executar um centro de informações modular é cerca de 30% menor do que as instalações tradicionais de tijolo e argamassa. Portanto, espera-se que a demanda por infraestrutura modular aumente.

Em termos de segurança física, a publicação indica que a adoção de câmeras de segurança e sistemas de controle de acesso para monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, está crescendo em toda a América Latina.

O uso de soluções de vigilância baseadas em infraestrutura também é alto no mercado. O relatório prevê que o monitoramento integrado de instalações também cresça durante o período.

Outras tendências que a publicação aponta são os sistemas UPS e grupos geradores com redundância N+N ou 2N; e implantações de sistemas de resfriamento evaporativo que devem crescer no Chile, Brasil e Colômbia.

Brasil

Não é à toa que o Brasil esteja a frente. Uma lista feita pela Data Center Magazine, com os dez principais mercados em ascensão, São Paulo ficou em quinto lugar. O Brasil foi o único país da América Latina a entrar no ranking.

Um dos fatores que está impulsionando os investimentos é a transformação digital das empresas, que buscam maior eficiência operacional.

Com um data center moderno e robusto à disposição, as organizações podem transformar sua operação, entregando verdadeiros benefícios ao negócio.

Além disso, a chegada do 5G, os investimentos em mais espaço de armazenamento de dados irão crescer consideravelmente, pois deve aumentar ainda mais o tráfego de dados gerado pela Internet das Coisas (IoT), realidades virtual e aumentada, Machine Learning (ML), Metaverso, Big Data, entre muitas outras tecnologias.

O Brasil é o mais populoso da América Latina e atualmente uma das principais economias do mundo. Segundo o ranking da Austin Rating, o país saiu da 13ª posição no 4º trimestre de 2021 para a 10ª em março de 2022, ultrapassando países como Rússia, Coreia do Sul e Austrália.

Esse cenário também impulsiona os investimentos, deixando-o a frente dos demais países da região latino-americana.

Outro ponto positivo para o Brasil é sua natureza geomorfológica e geológica, que possui baixo risco de desastres naturais se comparado a outros países latino-americanos.

O país também possui uma grande extensão territorial, sendo bem conectado por meio de cabos submarinos, interligando-se a outros países da região, dos Estados Unidos, Europa e África.

Essa crescente adesão de empresas ao Data Center no Brasil reflete a importância da infraestrutura de TI para as operações comerciais e a economia em geral.

Nesse sentido esse nicho deve continuar a evoluir com foco cada vez maior em segurança, eficiência e sustentabilidade.

A demanda por armazenamento de dados só irá aumentar e os data centers continuarão se expandindo na mesma proporção.

Data centers precisam avaliar o quanto antes a adoção de energia renovável

Em 2023, a economia digital brasileira exige data centers seguros para concretizar seu potencial

Data Centers reagem ao aumento de ameaças com mitigação DDoS

CATEGORIAS

Mercado Notícias