O presidente da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, realizou coletiva de imprensa por meio de videoconferência para o lançamento dos dados setoriais e ênfase nas propostas do setor de tecnologia para mitigar os impactos da pandemia da Covid-19.
O destaque ficou por conta do crescimento de aplicações em nuvem e a influência da desoneração da folha no desenvolvimento do setor de TIC no mercado brasileiro.
Há 6 anos, a Brasscom vem aprimorando a elaboração do Relatório Setorial do Mercado de TIC, que consolida dados das empresas provedoras de bens e serviços e que têm TIC como objeto social, a produção de TI nas empresas que não têm TIC como objeto social e dados das empresas que provêm serviços de voz e dados (Banda Larga).
O intuito do estudo é compreender o comportamento do setor e as tendências nas perspectivas de investimentos em Transformação Digital.
O setor sempre apresentou dados macroeconômicos promissores em relação a empregos, salários, investimentos e profissionais.
Para os setores de software e serviços, a relatório setorial da Brasscom em 2018 projetou mais de 20 mil novos postos de trabalho no ano seguinte (2019).
O relatório setorial deste ano, finalizado com dados completos de 2019, ano em que o Brasil ainda se recuperava da crise de 2015 e contava com mais de 10 milhões de desempregados, mostra que a expectativa foi superada e alcançou, somente em software e serviços, o marco superior a 29 mil novos empregos em 2019.
O macrossetor de TIC teve saldo positivo total de 42 mil novas contratações. Os investimentos destinados pelas empresas e governo às suas transformações digitais, têm tornado o setor de TIC bastante relevante para economia com uma produção total próxima de 500 bilhões de reais naquele ano.
Desoneração da Folha
A Desoneração da Folha é uma política que deu certo no setor de TIC. Contribuiu para o aumento expressivo na contratação de profissionais, impulsionou o crescimento do setor e a arrecadação para o Governo.
Diante do cenário atual da pandemia da Covid-19 e levando em conta que a Desoneração da Folha expira em 31/12/2020, a Brasscom analisou os possíveis impactos no comportamento de software e serviços de TIC.
O fim da Desoneração da Folha gera a destruição de 137 mil empregos. Por outro lado, com a sua manutenção promoveria a criação de 198 mil novos postos de trabalho para o setor até 2025.