No período de 22 a 23 de fevereiro, a Alemanha e o Brasil realizaram, pela primeira vez, consultas bilaterais em Cibernética. Representantes de ambos os governos bem como representantes de alto escalão dos setores econômico, científico e da sociedade civil debateram sobre temas como direitos humanos na era digital, economia digital, governança da internet e segurança internacional cibernética.
A Alemanha e o Brasil também já trabalharam juntos na organização da NETMundial. Desde 2013, ambos os países apresentaram às Nações Unidas várias resoluções sobre o direito a privacidade na era digital e alcançaram consenso para a criação do posto de um relator especial das Nações Unidas. Em seguimento a essa conquista, as partes comprometeram-se em realizar periodicamente consultas bilaterais sobre cibernética.
Citando o Embaixador Dr. Thomas Fitschen, o encarregado do Ministério das Relações Externas para política externa em cibernética : “com a assinatura do documento “Marco Civil da Internet”, o Brasil assumiu o papel pioneiro na legislação cibernética. Com numerosos projetos, esse país estabeleceu-se como força motriz na política cibernética. O Brasil é um parceiro importante para nós, com o qual colaboramos estreitamente em questões cibernéticas.”
Nessas Consultas, a Alemanha e o Brasil acordaram a continuidade desse engajamento comum para um espaço cibernético, pacífico, seguro, aberto e cooperativo, no qual os direitos humanos sejam garantidos.
As Consultas em Cibernética são resultado das Consultas Governamentais entre Brasil e Alemanha em agosto de 2015, nas quais foi acordada a realização de consultas periódicas sobre este e outros temas como clima, desenvolvimento sustentável, pesquisa e inovação, urbanização entre outros.
Citando o Embaixador no Brasil, Dirk Brengelmann: “Fico satisfeito em constatar que com as consultas em cibernética nos dias 22 e 23 de fevereiro, um dos acordos resultantes das Consultas Governamentais Brasil-Alemanha em agosto de 2015 ganhou vida.
A Brasscom esteve presente na I Reunião de Consulta Brasil-Alemanha sobre temas Cibernéticos, o encontro teve como objetivo o debate do atual cenário de tecnologia, seus desafios e oportunidades dentro da esfera mundial. O primeiro dia de debates foi direcionado aos atores não-governamentais, colocando em pauta temas estratégicos no que diz respeito à nova economia digital, à segurança e aos Direitos Humanos no âmbito online. O segundo dia de discussões foi voltado ao diálogo intergovernamental, focando em políticas, legislações e regulamentações e outros temas.