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Cadastra apresenta estudo sobre Retail Meadia no Fórum E-commerce Brasil

22 de julho de 2023

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20 de maio de 2024

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Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

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20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

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15 de maio de 2024

Cibersegurança é a maior preocupação de empresas que investem no metaverso

Segurança cibernética deve ser a principal meta das empresas que

6 de fevereiro de 2023

Cibersegurança: a prevenção e o bom senso são os maiores aliados das empresas. Por Mara Maehara, CIO da TOTVS

A cibersegurança é uma preocupação constante, gestores precisam estar unidos e contar com aliados nessa batalha diária

6 de fevereiro de 2023

Genetec obtém certificações rigorosas por meio do compromisso com cibersegurança e privacidade 

A empresa anuncia os padrões ISO 27001, 20017, certificação de cibersegurança UL 2900-2-3 nível 3 e auditoria SOC2 Tipo 2

6 de fevereiro de 2023

Forcepoint aponta a crise de identidade entre as tendências para a cibersegurança em 2023  

A Forcepoint, empresa de cibersegurança, divulga um relatório com as maiores tendências e desafios a serem enfrentados para o setor em 2023

3 de fevereiro de 2023

O Retail Media representa cerca de 12,3% dos investimentos em mídia digital no Brasil, sendo que apenas 2% são realizados em marketplaces

No Fórum E-Commerce Brasil 2023, a Cadastra, empresa global de soluções de tecnologia, marketing, consultoria, data e analytics, destaca seu estudo inédito sobre o Retail Media, também chamado de 3ª onda da publicidade digital.

Segundo o eMarketer, as vendas por meio do Retail Media devem apresentar um crescimento global de mais de 10% em 2023, enquanto no Brasil essa taxa deve ser ainda maior e atingir 17%.

Atualmente, o Retail Media representa cerca de 12,3% dos investimentos em mídia digital no Brasil, sendo que apenas 2% são realizados em marketplaces. Na China, a participação deste tipo de mídia já chega a 45,3%. 

“Retail Media é uma estratégia que combina publicidade digital e varejo físico, oferecendo novas oportunidades para as marcas alcançarem seu público-alvo de forma mais eficaz. Com o avanço da digitalização do varejo, os varejistas passaram a ter acesso a dados valiosos sobre seus clientes, o que possibilitou a criação de plataformas de publicidade direcionada. Essa integração permite exibir anúncios relevantes no momento e local certos, aumentando as chances de conversão e proporcionando uma experiência de compra mais personalizada”, afirma Henrique Casagranda, Associate Partner e Diretor de Mídia da Cadastra

O estudo reforça que a forma como o consumidor busca os produtos e os descobre também mudou. Hoje, a descoberta de produtos é 70% direcionada pelo digital.

Ou seja, em grande parte das vezes, o usuário mesmo quando compra no varejo físico chega na gôndola já com os primeiros contatos e impressões da marca estabelecidos a partir da comunicação no digital; já sabe características, features, diferenciais e preço médio. 

Além disso, o volume de pesquisas diretamente dentro dos varejos se equiparou ao volume em mecanismos de buscas (Insider Intelligence).

E essas buscas dentro dos varejos não são apenas específicas: um dado do Mercado Livre mostra que 8 em cada 10 buscas são por termos genéricos, ou seja, sem nenhuma marca atrelada. 

Dos 15 sites mais acessados no Brasil em janeiro de 2023, cinco já são marketplaces: Mercado Livre, Shopee, Grupo Magazine Luiza, B2W Digital e Amazon Sites (comScore). 

“Fica claro a importância de ter essa conversa previamente e bastante estruturada e conectada com o que ele vai encontrar no físico, para que as boas impressões e a curiosidade só floresçam e que ele consiga ver uma unidade no que está anunciado, o que favorece também a recorrência”, explica Casagranda  Cadastra. 

O estudo foi conduzido por Diéssica Rodrigues, Associate Partner e Gerente de Mídia, aponta cinco diferenciais do Retail Media: geração de dados proprietários, relevância das informações colhidas, atribuição (gestão de investimentos) mais precisa e público-alvo em escala. 

Cases Samsung e Reckitt Benckiser

Um exemplo bem-sucedido nesta área foi o projeto desenvolvido pela Cadastra para a Samsung na Black Friday de 2021. O objetivo era posicionar a marca como líder em vendas na categoria de smartphones e wearables.

Essa ação foi realizada dentro do Mercado Livre, aproveitando seu alcance e estrutura. A solução encontrada foi valer-se de uma estratégia full funnel de branding e performance, incluindo ofertas agressivas, disponibilidade de estoque e mídia direcionada a conversão e visibilidade de marca.

Com isso, a Samsung atingiu o 1º lugar em buscas na categoria celulares e obteve um aumento de 18% nas vendas na plataforma. 

No caso da Reckitt, o projeto foi desenvolvido para a área de higiene que abrange marcas conhecidas como Veja, Vanish, SBP, entre outras. Cada uma delas é trabalhada separadamente no canal digital, a fim de conseguir os melhores resultados possíveis em receita gerada no marketplace da Amazon. 

Para incentivar a compra recorrente, era necessário trabalhar a camada de fidelização do funil. Assim foi criada a campanha “Programe e Poupe”, cujo objetivo é comunicar de forma mais clara os produtos e as vantagens de ser um assinante do subscribe and save. Quando o usuário assina o programa, é feito o envio recorrente dos produtos com um desconto de 10%. 

A campanha teve início em maio de 2022 e está ativa desde então, apresentando ótimos resultados com novas inscrições. Os resultados mostram o crescimento das assinaturas. Comparando os meses de abril e maio, as inscrições mais que triplicaram. 

De acordo com Diéssica, ainda “É possível explorar a audiência mesmo que o anunciante não seja um vendedor dentro do marketplace, e, esse é um tipo de operação que tem que estar always on. Além disso, é possível integrar esse tipo de abordagem com estratégias em redes sociais. Isso porque o consumidor ainda tem receio de fechar compras nas redes sociais e prefere fechar a transação no site dos varejistas”. 

A participação da Cadastra no Fórum E-Commerce Brasil 2023 reforça seu compromisso em antecipar e compartilhar o que há de mais relevante na indústria. 

E o estudo de Retail Media, com cases que promovem o crescimento de grandes marcas, endereça uma das discussões que queremos promover durante o evento.

Confira a íntegra do estudo.

Clique aqui para mais informações sobre a Cadastra Empresa global de soluções de tecnologia, estratégia de negócios, marketing, dados e analytics, entrega resultados exponenciais em vendas por meios de canais digitais.

Pioneira e líder em search engine marketing no Brasil, é a única empresa na América Latina a oferecer soluções de ponta a ponta em Transformação Digital, com metodologia proprietária, possibilitando uma taxa de retenção de clientes superior a 90%.

A Cadastra tem cerca de 700 profissionais, em doze escritórios (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), e está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech).

Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022.

Está listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento de 2018 a 2021.

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