Protocolo contribui para maior conversão das vendas online dos comércios, trazendo muito mais segurança para o consumidor
A atualização do protocolo de autenticação da indústria para pagamentos na internet, o 3-D Secure 2.0, já é uma realidade no Brasil. Caixa, Peixe Urbano e Visa, por meio da CyberSource e da CardinalCommerce, anunciam a realização da primeira transação no e-commerce com a solução.
Nesta nova versão do protocolo, as compras online ficam mais inteligentes e seguras, além de melhorar a experiência de pagamento do consumidor.
O 3-D Secure 2.0 estabelece um fluxo de comunicação e troca de informações entre Visa, emissores e estabelecimentos comerciais para aprovação das transações com mais assertividade, o que deve contribuir para um aumento da conversão das vendas virtuais e redução de fraudes.
Isso porque a nova versão oferece 10 vezes mais informações que os comerciantes poderão enviar aos emissores para verificar a identidade do portador do cartão.
Diferentes informações da transação e até do dispositivo utilizado são usadas para uma análise comportamental dos hábitos de consumo do comprador, os quais combinados trazem uma maior inteligência nesta versão do protocolo.
Para os emissores, a atualização do protocolo irá melhorar o processo de autenticação.
“A CAIXA começou a autenticar as transações no comércio eletrônico com a tecnologia 3DS em novembro de 2017, e evoluiu esse processo com o objetivo de melhorar a experiência de seus clientes. A utilização da nova tecnologia 3DS 2.0, com uma maior quantidade de informações do estabelecimento comercial, do dispositivo utilizado e do histórico de pagamento, permite a validação da transação de compra de forma mais segura. O novo protocolo de segurança reforça o compromisso da CAIXA em proporcionar mais satisfação aos seus clientes, além de fortalecer a presença de modalidades de pagamentos digitais com cartões no mercado”, afirma o vice-presidente de Produtos de Varejo da CAIXA, Julio Cesar Volpp Sierra.
“Sair na frente ao realizar a primeira transação com o protocolo 3DS 2.0 demonstra como a CAIXA está alinhada ao que existe de mais moderno em segurança e conveniência aos clientes. Com mais segurança e uma melhor experiência do usuário, conseguiremos mitigar as fraudes na internet ao mesmo tempo em que buscamos aumentar as taxas de aprovação para esse tipo de compra”, completa o vice-presidente de Logística e Operações da CAIXA, Mozart de Oliveira Farias.
Outra evolução do 3DS 2.0 é a melhoria da experiência de pagamento do usuário. A nova versão foi desenvolvida para todos os canais de compra, incluindo o mobile.
A verificação continua, imperceptível na maioria dos casos, ocorre em segundos. A solução oferece as boas práticas de checkout de mercado que evitam o cancelamento de compras, como a construção de layout com imagens padronizadas, carregamento adequado da página, e transparência para o consumidor sobre cada passo o que está acontecendo com ele.
“Acreditamos que o 3DS 2.0 nos ajudará a cumprir nossa visão de deixar a vida de nossos usuários mais simples por facilitar o processo de compra, reduzindo fricção e ao mesmo tempo aumentando a segurança. Estamos orgulhosos de nosso compromisso com o pioneirismo em tecnologias de ponta para pagamentos, e de nossa parceria com Visa e Caixa, afirma Paul Ascher, Head of IT Peixe Urbano | Groupon Latam”.
Duas empresas da Visa participaram a implementação do 3DS 2.0 e foram cruciais para o sucesso da primeira transação com o novo protocolo: a CyberSource e a CardinalCommerce.
A primeira oferece todo o aparato para integrar o estabelecimento comercial ao protocolo de forma que este possa, não somente enviar informações completas ao emissor, mas também gerenciar o fluxo de autenticação do usuário e posterior autorização da transação financeira.
A segunda empresa, a Cardinal, líder no setor de autenticação de pagamentos para comércio eletrônico, faz a ponte entre emissor e e-commerce.
“A primeira transação com o protocolo 3DS 2.0 é um marco que ditará uma nova fase do e-commerce brasileiro. Com mais segurança e uma melhor experiência do usuário, conseguiremos contribuir para o aumento da conversão de vendas dos estabelecimentos comerciais e fortalecer a presença de modalidades de pagamento como o débito online, além de possibilitar a expansão da autenticação para o canal mobile. Caixa, Peixe Urbano, CyberSource e Visa foram os pioneiros ao possibilitar a primeira transação dentro do protocolo, mas ao longo de 2019, veremos mais participantes aderindo aos benefícios do 3DS 2.0”, explica Fernando Teles, country manager da Visa.
Mais informações sobre o que muda com a atualização para a versão 2.0, você encontra nesse vídeo.
Visa leva para o Fórum E-commerce Brasil os temas: segurança, fraude e autenticações