Presidente da ANCD participou da audiência pública e falou sobre os benefícios da ICP-Brasil
Os avanços conquistados e as contribuições da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil na digitalização dos processos nos serviços públicos e no combate a fraudes foi tema de audiência pública realizada nesta terça-feira, 8, na Câmara dos Deputados.
Os debates foram realizados nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. O presidente da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden, foi um dos convidados para a audiência.
O debate foi solicitado pelas deputadas Angela Amin (PP-SC), que presidiu a audiência, e Margarete Coelho (PP-PI).
A Deputada Angela Amin falou sobre a importância da digitalização para desburocratização do país e da necessidade de realização desse processo de forma segura para o Estado e para o cidadão.
O deputado Paulo Ganime (NOVO – RJ) também participou da moderação da mesa.
Em sua fala, o presidente da ANCD apresentou a estrutura da ICP-Brasil, destacando o sucesso na parceria entre setor público e privado, forneceu o número de certificados digitais emitidos, atualmente são 8.430.376 de certificados ativos, e falou sobre a segurança do ICP-Brasil, garantida pelo uso de criptografia assimétrica.
“O uso de login e senha é um problema dependendo da sensibilidade do serviço. Serviços sensíveis devem ser acessados com certificado digital ICP-Brasil, que é o mais seguro método de acesso. Por isso, precisamos manter os normativos da ICP-Brasil, uma infraestrutura na qual o país vem investindo há 18 anos”, afirmou Schaden.
Participaram ainda da Audiência o coordenador-geral de Infraestrutura de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Leonardo Garcia Greco, o diretor do Departamento de Ecossistemas Inovadores da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Otávio Viegas Caixeta, o coordenador do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira CG -ICP-Brasil, Fernando Wandscheer de Moura Alves, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, e o Supervisor do Laboratório de Segurança em Computação – LabSEC da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professor Ricardo Felipe Custódio.
ASSISTA A AUDIÊNCIA PÚBLICA AQUI!
Comissões vão debater importância do certificado digital no combate a fraudes
Associação Nacional de Certificação Digital ANCD, completou 5 anos de fundação
ANCD realiza em Florianópolis 5ª edição do encontro “Diálogos da ICP-Brasil” e visitas técnicas