Últimas notícias

Fique informado

Cartórios de Imóveis lançam plataforma nacional de serviços online

10 de outubro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

eSocial nas empresas: a tecnologia como ferramenta estratégica para superar desafios trabalhistas dos departamentos jurídicos

Uma das principais estratégias do Governo é unificar o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas com o eSocia

21 de julho de 2023

Segunda edição da CLOB Tour é fomentada em Curitiba pela Preâmbulo Tech no Hard Rock Cafe

Pioneira em soluções para o setor de advocacia, com anos de atuação no segmento, a Preâmbulo Tech é fomentadora da CLOB Tour em Curitiba

19 de julho de 2023

Sites falsos que se passam pelo ChatGPT representam alto risco

Os especialistas da Check Point relatam que notaram recentemente um aumento nos ataques cibernéticos usando sites associados à marca ChatGPT

5 de maio de 2023

Grupo Benner inova e anuncia implementação de ChatGPT em suas soluções

A companhia está alavancando a inovação em seus produtos, sendo uma das frentes a pesquisa e o desenvolvimento de ChatGPT

25 de abril de 2023

Pesquisa do Gartner destaca que metade das equipes de data e analytics já gera valor para empresas

O Gartner destaca ainda que há uma grande oportunidade para os diretores de dados e se concentrarem na persistência para terem sucesso

22 de março de 2023

Portal reúne os 3.621 Cartórios de Registro de Imóveis do país e permite serviços como pesquisa de imóveis, pedidos de certidões e mais

Acessar, consultar e solicitar serviços dos 3.621 Cartórios de Registro de Imóveis do Brasil em um único lugar e de forma online agora é uma realidade.

Responsável pela implantação do registro imobiliário eletrônico no país, o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) concluiu a integração de todas as unidades em uma plataforma única nacional de serviços digitais disponível no site.

Chamada Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC), a página permite a qualquer cidadão e profissional da área imobiliária acessar uma série de serviços de todos os Cartórios de Imóveis brasileiros, entre eles a consulta e visualização de matrículas de imóveis, a pesquisa prévia e qualificada de registros de propriedades, os pedidos de certidões imobiliárias digitais, assim como acompanhar de forma online as etapas da transferência e registro de uma propriedade.

registro de imoveis
Flauzilino Araújo dos Santos, presidente do ONR.

O SAEC traz praticidade, segurança e agilidade para o cidadão, já que agora é possível resolver questões ligadas ao registro de imóveis sem a necessidade de comparecer pessoalmente em um Cartório“, explica Flauzilino Araújo dos Santos, presidente do ONR.

Trata-se de uma importante notícia para o mercado financeiro, imobiliário, entes públicos e sociedade que agora, por meio de um acesso único, podem consultar e solicitar serviços de todos os Cartórios de Registro de Imóveis do país. Um avanço que promoverá a melhoria do ambiente de negócios e contribuirá para o desenvolvimento social e econômico do Brasil“, completa.

A plataforma conta ainda com uma série de serviços voltados a entes públicos e ao Poder Judiciário, como os serviços de Penhora Online, quando um magistrado determina o bloqueio de bens em razão de processo ou pendência judicial, certidões negativas, usucapião extrajudicial, regularização fundiária e serviço de intimações e consolidação.

Conheça os Serviços

Certidão Digital é o serviço mais procurado no portal do SAEC. Trata-se de um documento expedido pelo Cartório de Registro de Imóveis que traz as informações sobre determinado imóvel, essenciais para qualquer transação imobiliária.

São arquivos assinados digitalmente com certificado digital- ICP/BR e, assim como as certidões físicas, possuem validade por 30 dias para a prática de atos notariais.

A Matrícula Online também é um serviço digital do SAEC bastante utilizado e que permite a consulta à matrícula de uma determinada propriedade, fornecendo um documento para fins informativos, sem validade jurídica de certidão.

Para visualizar a Matrícula Online, o usuário deve ter em mãos o número da matrícula do imóvel e o nome do cartório onde ela está registrada. Após a solicitação, a imagem da matrícula ficará disponível para consulta por 24 horas.

Já a Pesquisa Qualificada de Bens consiste na busca de bens imóveis e outros direitos reais registrados em determinado número de CPF ou CNPJ, em uma base compartilhada pelos Cartórios de Registro de Imóveis de cada estado. A pesquisa abrange apenas os registros feitos a partir de 1º de janeiro de 1976.

Transformação digital e contínua

Flauzilino ressalta que, apesar de o trabalho de integração do SAEC com todos os Cartórios de Registros de Imóveis ter sido concluído, a jornada para que 100% dos serviços estejam disponíveis online continua.

Ainda há muito trabalho pela frente. Nem todos os serviços oferecidos pelo Cartórios de Registros de Imóveis físicos já se encontram no SAEC. Trata-se de uma implantação gradual e contínua, que acompanha a capacidade de digitalização de cada unidade do país. O importante é que os cidadãos já podem usufruir de muitos serviços essenciais e isso só tende a crescer nos próximos anos“, afirma o presidente do ONR.

ONR

O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) é a entidade responsável por projetar, implementar e operar o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis no Brasil, mediante integração em rede de todas as unidades de Registro de Imóveis do território nacional. Adicionalmente, o ONR tem a atribuição de apoiar os Cartórios na utilização de recursos eletrônicos aplicáveis ao Registro de Imóveis, além, é claro, de operar o SAEC. A entidade é composta por Oficiais de Registro de Imóveis de todos os Estados e do Distrito Federal e tem como agente regulador a Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Cartórios passam a emitir Autorizações online para viagens de menores ao exterior a partir desta terça-feira

Segurança jurídica: a evolução dos cartórios no ambiente digital

Saiba como você pode autenticar seus próprios documentos sem precisar ir a um cartório

No Crypto ID você encontra as principais informações sobre tecnologia, segurança da informação e identificação digital no âmbito dos Cartórios do Brasileiros e outros países. Confira!

CATEGORIAS

Cartórios Notícias