Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) utiliza Certificado Digital para documentos da secretaria acadêmica
A busca por uma tecnologia que agilizasse o processo de emissão e entrega do certificado de conclusão de curso, histórico escolar, entre outros documentos e que, ao mesmo tempo, fosse sustentável, fez o Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), unidade de Ensino da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), migrar da assinatura manuscrita para a digital.
Com a mudança, os signatários substituíram a caneta e o papel e, agora, assinam com os seus Certificados Digitais Certisign no Portal de Assinaturas.
“Os arquivos são inseridos na plataforma e em poucos cliques os documentos são formalizados”, explica Leonilda Varela, da Supervisão Acadêmica da FEMA.
Leonilda comenta que, desde que o IMESA/FEMA começou a utilizar o Portal de Assinaturas Certisign, os processos ganharam agilidade e se tornaram sustentáveis.
“Entregamos os documentos com muito mais rapidez aos alunos e sem o uso do papel. O tempo dos profissionais envolvidos nos processos de assinatura também foi otimizado, pois com poucos cliques eles podem assinar lotes de documentos, com total validade jurídica”. De acordo com Leonilda, mais de mil folhas deixaram de ser impressas mensalmente.
Além dessas vantagens, a redução de custos, devido a eliminação da necessidade de compra, impressão, manuseio e armazenamento de papel, também se destaca.
“Muitos alunos se formavam ou solicitavam o histórico escolar e depois não o retiravam. Isso gerava uma grande quantidade de arquivo e gastos com suprimentos. Agora, a cada solicitação, enviamos por e-mail e, assim, economizamos recursos naturais, otimizamos o tempo dos signatários e poupamos espaço físico para armazenamento”.