O CBIS 2024 com tema principal “como o setor acadêmico de saúde pode se unir para aderir à transformação digital de forma mais robusta?”
Em meio às rápidas mudanças tecnológicas e à alta demanda por soluções que busquem cada vez mais eficiência, como o setor acadêmico de saúde pode se unir para aderir à transformação digital de forma mais robusta? A pergunta é a chave da participação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no 20º Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), entre 8 e 11 de outubro, em Belo Horizonte (MG).
Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), iniciativa executada pela entidade, será um dos palestrantes do painel “O Papel das Associações na Construção do Conhecimento em Saúde Digital“, em 9 de outubro, das 14h30 às 16h.
O encontro faz parte do 2º Workshop de Competências em Saúde Digital e terá mediação de Paulo Lopes, especialista em Saúde Digital da RNP.
“O debate no congresso será fundamental para encontrar sinergias e potencializar a transformação digital baseada em dados, informações, conhecimento, sabedoria e métodos técnico-científicos. As associações que promovem a saúde digital precisam trabalhar de frente e não de costas umas para as outras“, diz Lopes.
A presença da RNP decorre de sua atuação ativa na área de saúde digital. A instituição, vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além da RUTE, também coordena o Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital), que prospecta a evolução tecnológica na área, propondo melhorias e soluções inovadoras.
O grupo lançou o “Relatório de Visão de Futuro da Saúde Digital”, aprovado por associações acadêmicas, para destacar as tendências e guiar as ações futuras do setor.
A RNP oferece, ainda, capacitações por meio do Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital (PAP-SD), que já atualizou centenas de profissionais.
A instituição também gerou projetos inovadores voltados à transformação digital na saúde brasileira. Destacam-se o Metahealth, que usa realidade virtual para melhorar a experiência de alunos e profissionais de saúde em simulações de atendimento, e o Smartmed, de controle de acesso que utiliza a tecnologia de blockchain.
A edição de 2024 do CBIS vai reunir representantes da academia, da iniciativa privada e do setor público para fortalecer a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28). A expectativa é que o congresso atraia profissionais, pesquisadores e interessados na evolução da área, consolidando-se como o maior evento técnico-científico da América Latina sobre Saúde Digital.
Sobre a RNP
A RNP é a rede brasileira para educação e pesquisa. Conectamos universidades e instituições de ensino, pesquisa e inovação com internet e serviços seguros em uma comunidade, o Sistema RNP. Nesse ambiente, trabalhamos em conjunto com alunos, professores e pesquisadores para desenvolver novas tecnologias com foco em inovação contínua. É por meio dessa rede acadêmica que a ciência brasileira compartilha conhecimento e colabora entre si e com parceiros em todo o mundo. Somos uma organização social vinculada ao governo federal e apoiamos políticas públicas de ensino e pesquisa.
24ª edição do Futurecom 2024 está maior
Digitalks 2024 se torna um hub de conteúdo e se unifica com três eventos
NetApp Potencializa o Futuro da IA com Infraestrutura de Dados Inteligente
Tecnologia utiliza Inteligência Artificial para transformar eventos em e-books interativos
eventos APOIADOS POR cRYPTO ID em 2025
Por enquanto é só pessoal!
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia.
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID!
[contato@cryptoid.com.br]
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!