A Celepar, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, inaugurou, seu ambiente para emissão de certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e vai operar em conjunto com a AC Prodemge.
A expectativa é que a operação da Autoridade Registro – AR da Celepar inicie até o final de janeiro próximo e em seguida, ainda no primeiro semestre de 2018, a Celepar deve passar por todo o processo para tornar-se também uma Autoridade Certificadora – AC da ICP-Brasil.
“Estamos trabalhando há três anos para atuar como AR da ICP-Brasil. E agora, vamos integrar as bases biométricas e biográficas do estado, fortalecendo o projeto de governo digital do Paraná”, declarou o presidente da Celepar Jacson Carvalho Leite. “Vamos integrar as bases biométricas e biográficas do Estado, fortalecendo o projeto de governo digital do Paraná”, disse ele.
Leite explicou que, neste momento, a Celepar fornecerá certificados digitais ICP- Brasil em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerias (Prodemge) que, na condição de Autoridade Certificadora (AC), responderá pelos certificados emitidos pela Celepar.
Enquanto Autoridade Certificadora a parceria com a Prodemge continuará em vigência. As duas empresas públicas de tecnologia da informação e comunicação serão ambientes mútuos de redundância. Na prática, uma será backup da outra, o que dará ampla segurança ao processo de hospedagem das informações.
Gastão Ramos, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI prestigiou a cerimônia que aconteceu dia 22 de novembro.
O fato de a companhia solicitar o credenciamento junto ao ITI para operar com a certificação digital, segundo Gastão Ramos, proporcionará mais velocidade aos projetos do Governo do Paraná voltados aos cidadãos, uma vez que a assinatura eletrônica otimiza procedimentos e elimina burocracias.
“Estou honrado em participar da solenidade de lançamento deste serviço tão necessário à sociedade. Tenho certeza que a certificação será um sucesso na Celepar”, afirmou Ramos.
O diretor-presidente do ITI explicou ainda que o modelo ICP-Brasil é referência para toda a América Latina e, recentemente, recebeu destaque na Comissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado Americano, durante audiência pública intitulada “Protegendo os consumidores na era das principais violações de dados”.
Participaram da solenidade os secretários de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa; da Cultura, João Luiz Fiani; de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; o presidente do BRDE, Orlando Pessuti; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guto Silva, além dos deputados estaduais Alexandre Curi, Evandro Júnior e Bernardo Carli, o presidente do Ipem, Oliveira Filho; o diretor-geral do Detran, Marcos Traad; o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel e o presidente do Simepar, Rogério Moro.
*Com informações da Celepar