Já é possível consultar a lista de instituições que estão em processo de adesão para ofertar o pagamento instantâneo a partir de novembro
Para fazer um PIX e realizar pagamentos ou transferências em poucos segundos, o consumidor ainda precisa esperar até novembro.
Mas a lista de instituições que solicitaram adesão junto ao Banco Central (BC) e estão preparando e testando seus sistemas para oferecer esse serviço já está disponível. Confira se a instituição em que você tem conta pretende ofertar o PIX desde o lançamento.
Ao todo, 980 instituições financeiras e de pagamento estão participando da etapa de homologação. Há uma grande variedade de tipos de entidades que desejam ofertar o PIX. Bancos, cooperativas e fintechs, por exemplo, estão nesse grupo.
Esse resultado evidencia o grande interesse do mercado em oferecer este novo meio de pagamento, criado pelo BC, que permitirá pagar e receber em questão de segundos, a qualquer hora e em todos os dias do ano, de forma segura e prática.
“Parabéns a todas essas instituições”, exalta o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel Pinho de Mello.
“As instituições cuja participação é obrigatória demonstraram muito comprometimento em todo o processo de construção do PIX, e aquelas que vieram facultativamente abraçaram o desafio de transformar a indústria de pagamentos.”
O prazo para solicitar a adesão terminou em 1º de junho, com o cadastro das instituições cuja participação no PIX é facultativa. Se a instituição em que você tem conta não participar do PIX desde o seu lançamento, ela terá nova janela de oportunidade a partir de dezembro.
“O PIX fomentará a eletronização dos pagamentos dos mais variados públicos, trazendo eficiência ao mercado e reduzindo custo com dinheiro físico”, complementa Pinho de Mello.
As instituições de pagamento não reguladas pelo BC participam mediante contratação de participante responsável, que avaliará a capacidade técnico-operacional e a integralização do capital mínimo requerido, além de atuar como liquidante.
Fonte: Banco Central do Brasil
PIX do Banco Central beneficiará mercado varejista. Ouça
PIX dá outro passo importante rumo ao lançamento em novembro
DINAMO Networks promove webinars referente ao PIX do Banco Central