O Centro de Estudos, Resposta e Tratamentos de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou duas cartilhas contendo dicas de navegação segura para pais e crianças na internet.
O guia “Proteja Seus Filhos – Ensine-os a Usar a Internet com Segurança” traz dicas e sugestões para que “pais e responsáveis possam orientar seus filhos a usar a internet com mais segurança”, alertando para comportamentos de risco como a divulgação de dados pessoais. Já o guia
“Internet Segura – Divirta-se e Aprenda a Usar a Internet de Forma Segura” ensina as crianças a identificar situações de perigo na web e traz orientações sobre comportamento para tornar a internet um ambiente mais amigável.
[button link=”http://internetsegura.br/” icon=”fa-bookmark-o” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Acesse aqui as duas cartilhas![/button]
Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet brasileira, mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil. É responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet brasileira.
Atua como um ponto central para notificações de incidentes de segurança no Brasil, provendo a coordenação e o apoio no processo de resposta a incidentes e, quando necessário, colocando as partes envolvidas em contato.
Além do processo de tratamento a incidentes em si, o CERT.br também atua através do trabalho de conscientização sobre os problemas de segurança, da análise de tendências e correlação entre eventos na Internet brasileira e do auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil.
Estas atividades têm como objetivo estratégico aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no Brasil.
As atividades conduzidas pelo CERT.br fazem parte das atribuições do CGI.br de:
I – estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil;
IV – promover estudos e recomendar procedimentos, normas e padrões técnicos e operacionais, para a segurança das redes e serviços de Internet, bem assim para a sua crescente e adequada utilização pela sociedade;
VI – ser representado nos fóruns técnicos nacionais e internacionais relativos à Internet;
Bem como dos objetivos do NIC.br, conforme seu Estatuto:
IV – atender aos requisitos de segurança e emergências na Internet Brasileira em articulação e cooperação com as entidades e os órgãos responsáveis;
VII – promover ou colaborar na realização de cursos, simpósios, seminários, conferências, feiras e congressos, visando contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino e dos conhecimentos nas áreas de suas especialidades.