Ao usar o Certificado Digital o cliente já teve os dados verificados de acordo com a regulamentação vigente, assim não terá que criar um novo usuário e uma nova senha
Por Maurício Balassiano*
Diariamente utilizamos diferentes serviços na web, que exigem senhas e mais senhas: e-mail, conta do banco, redes sociais, sites de compras, portais exclusivos, que algumas empresas oferecem, como as seguradoras, entre outros. Para o seu cliente, é a mesma coisa.
Todos esses serviços, provavelmente, também faz parte da vida dele. Então, por que não ajudá-lo facilitando o acesso dele na sua loja virtual?
Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas utilizam a Certificação Digital para diversos serviços na web, inclusive para se autenticar em sites, como o da Receita Federal do Brasil (RFB). E você também pode oferecer esse serviço no seu e-commerce. A implementação é simples e não exige nenhuma alteração na estrutura do seu site.
Os principais benefícios para o seu cliente são: conveniência e agilidade no cadastro. Isso porque ele usará o Certificado Digital e, por ser um documento digital de identificação nacional, cujos os dados foram verificados de acordo com a regulamentação vigente, não terá que criar um novo usuário e uma nova senha. E se ele consegue rapidamente se autenticar, as chances dele abandonar o carrinho diminuem.
O que você ganha com isso? Muito. Como mencionado, a taxa de abandono de carrinho diminui, assim como a do chargeback, o famoso não reconhecimento da compra, que consome, muitas vezes, parte da sua receita. O motivo? Com o Certificado Digital você tem a certeza de quem está acessando a sua loja e toda a transação que o cliente realizar autenticado por meio da Certificação tem validade legal. Ou seja: o cliente não poderá repudiar a compra.
Ofereça mais essa opção de login na sua loja virtual.
* Maurício Balassiano é diretor de Tecnologia da Certisign, empresa de Certificação Digital.
Fonte: www.administradores.com.br