Últimas notícias

Fique informado

Certificado digital por videoconferência ou on-line: quais são as regras?

28 de fevereiro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

5 utilidades do certificado digital para empreendedores

Empreender é um caminho repleto de desafios. Porém, há alguns trâmites e burocracias que podem ser facilitados com o certificado digital.

23 de dezembro de 2022

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer!

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer.

1 de dezembro de 2022

5 dicas para otimizar rotinas contábeis 

Dessa forma, uma das grandes vantagens de ter a meta de otimizar as rotinas contábeis é mudar a forma como o mercado vê o contador.  

21 de novembro de 2022

O papel das Autoridades Certificadoras no Brasil: mais importante do que você imagina

Ao pensarmos em certificados digitais, podem surgir muitas dúvidas a respeito de como tudo funciona. As Autoridades Certificadoras (ACs) têm um papel primordial em todo o processo.

10 de novembro de 2022

O certificado pode ser emitido on-line para quem cumpre os pré-requisitos em qualquer autoridade certificadora credenciada à ICP-Brasil

Há duas opções para emitir um certificado digital pela internet: on-line ou por videoconferência. Embora ambos sejam comprados virtualmente e os nomes possam sugerir semelhanças, há exigências diferentes para cada um.

Algo importante de se dizer é que a emissão on-line é realizada pelo próprio cliente, normalmente, sem suporte de alguém da certificadora. O passo a passo é intuitivo, mas, aqui na Certificaminas, caso seja necessário, nossa equipe está à disposição para auxiliar. 

Já com a emissão por videoconferência, um Agente de Registro (AGR) intermedia o processo. 

Neste artigo, você vai entender quais as exigências de cada modalidade de emissão e qual é a mais adequada para você. 

Fique com a gente!

Certificado digital on-line

Para emitir o certificado digital on-line, a pessoa precisa ter possuído um certificado digital do tipo A3 antes. Ou seja, na primeira emissão (a do A3) não é permitido realizar o processo virtualmente, sem o auxílio de um agente de registro. 

Pessoas jurídicas precisam ter sido proprietárias de e-CPFs antes. E as jurídicas ter possuído e-CNPJs. Para os dois casos, o tipo de certificado anterior é o A3. 

O certificado pode ser emitido on-line para quem cumpre os pré-requisitos em qualquer autoridade certificadora credenciada à ICP-Brasil. Dessa forma, é possível trocar de empresa, caso o cliente deseje. A renovação digital também ocorre cumprindo-se essas mesmas exigências.

Por videoconferência

A emissão do certificado por videoconferência está liberada para quem já teve um e-CPF ou e-CNPJ, ou quem porta Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em ambos os documentos, a biometria fica cadastrada. Por isso, é possível realizar a emissão com este método. 

Parte do processo, como o nome indica, é realizado por vídeo, de forma remota, com a participação de um agente de registro. 

Vantagens das emissões de certificados remotamente

Tanto quem se enquadra nas normas das emissões por videoconferência ou da modalidade on-line, tem diversos benefícios. 

Agilidade

As emissões remotas são bem rápidas, mais até do que as nos pontos presenciais, pois não há necessidade de esperar em uma fila.

A videoconferência, inclusive, acontece com horário marcado, com muita rapidez. Há validações que duram menos de 15 minutos, seguindo todos os protocolos e normas de segurança. 

Comodidade 

On-line ou por videoconferência, é possível obter o certificado de casa, escritório ou qualquer outro lugar com internet, inclusive do exterior. Esse benefício evita precisar deslocar e todos os inconvenientes que isso acarreta, como trânsito. 

Mais escolhas

A possibilidade de emitir certificados digitais a distância possibilita escolher entre mais certificadoras e não apenas as que estão na cidade.

Assim, além do valor do documento, é preciso analisar o custo-benefício, pontos como a credibilidade da empresa, satisfação dos clientes (ao verificar comentários públicos) e outros pontos que cada cliente julgar importantes. 

Vantagens para certificadoras

A emissão de maneira remota também é uma grande vantagem para as certificadoras. É possível expandir o número de clientes, já que todas as pessoas podem realizar o processo com a certificadora. A quantidade de prestadores desse serviço também aumentam as exigências e fazem a empresa se esforçar mais para oferecer excelência aos seus clientes. 

Onde comprar certificado digital

Você se enquadra nas regras da emissão por videoconferência ou compra do certificado digital on-line? Adquira o seu na Certificaminas: https://certificaminas.gfsis.com.br/gestaofacil/loja/index?local=11 

A empresa é referência em excelência no atendimento. Conte com a gente para começar a usar o certificado digital e ter um dia a dia mais produtivo, desburocratizado e ágil!

Fonte: Certificaminas

Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!

Certificaminas é a mais nova afiliada da ANCD

Certificaminas acelera os planos de expansão e prepara rebranding

Testamento particular: descubra como o certificado digital pode agilizá-lo

Menos burocracia: 5 situações em que o certificado digital pode te ajudar

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!