Certificado Digital SSL protege a comunicação entre clientes e lojas on-line e atesta a identidade dos sites
O Dia das Mães é a data mais importante para o e-commerce no primeiro semestre e um termômetro para as vendas durante o resto do ano. No Brasil, a data já possui um faturamento tão representativo quanto a Black Friday e o Natal.
A expectativa, segundo o Ebit, é de uma movimentação de R$ 2,16 bilhões em 2018, representando um crescimento de 15% se comparado ao ano passado. E mães estão cada vez mais conectadas. De acordo com o estudo da GlobalWebIndex, apenas no ano passado, 21% das matriarcas na América Latina ficaram conectadas diariamente e a moda foi a categoria mais pesquisada.
Esse impulso requer cautela e alguns cuidados especiais por parte dos consumidores e também dos proprietários dos sites.
“O SSL é um protocolo de segurança – Secure Socket Layer – que protege sites e aplicativos por meio do protocolo de criptografia que mantém totalmente inviolável o canal de comunicação entre o dispositivo do consumidor (computador, smatphone ou tablet) e o servidor web que hospeda o site. Desta maneira, todos os dados são mantidos em sigilo”, explica Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti.
Para a emissão do certificado SSL OV – Validação da Organização – a Autoridade Certificadora precisa validar as informações de propriedade do domínio, CNPJ, endereço e demais dados de propriedade e com isso, a presença do selo de site seguro em uma loja on-line atesta de forma precisa a identidade do site.
Os sites seguros e protegidos também são destacados pelos navegadores Google Chrome, Firefox, Opera, entre outros na barra de navegação onde as pessoas podem conferir a presença do “S” no inicio do endereço – HTTPS, o que sinaliza o protocolo Seguro.
A verificação da identidade da empresa garante ao consumidor que ele está acessando a loja on-line que se apresenta e não uma máscara que por trás conta com hackers ou fraudadores.
O certificado SSL traz a autenticidade ao site e, portanto, maior grau de segurança, pois criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde está o site está hospedado, e confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.
Abaixo, confira mais cinco dicas feitas pelo especialista:
1- Veja se o site visitado possui um certificado digital SSL
O certificado digital SSL (Secure Socket Layer) é um tipo de certificado digital que tem duas fundamentais funcionalidades para o comércio eletrônico: manter um canal de comunicação seguro entre o cliente e o servidor e identificar a propriedade do site. Para identifica-lo, basta o usuário verificar se há um símbolo de um cadeado e o protocolo “https”, que são exibidos na barra de endereços do navegador.
2- Verifique se o e-commerce possui o selo de segurança – SSL e confira as informações do Certificado e da empresa proprietária do site
Este selo de site seguro permite que o usuário, ao clicar sobre ele, verifique se a página acessada tem um Certificado Digital SSL válido e se o certificado foi emitido por uma Autoridade Certificadora confiável.
Essas informações podem ser conferidas quando se clica no cadeado verde localizado na barra de navegação. Se aparecer o nome da entidade responsável por emitir aquele determinado certificado digital, isso significa que o site acessado é reconhecido por uma entidade certificadora. Ele também garante que, quando o cliente aperta o botão comprar no carrinho, os dados fornecidos como o cartão de crédito, só poderão ser interpretados pelo servidor da loja virtual. Assim, caso alguma pessoa mal-intencionada tente interceptar não terá acesso, pois o SSL criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde o site está hospedado, garantindo a confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.
3- Utilize um bom antivírus
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas como o Kaspersky internet Security com versões de testes gratuitas e de assinatura.
4 – Pesquise sobre a reputação da empresa em sites de busca
É importante verificar se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), que deve estar descrito no site com os dados cadastrais do comércio virtual. Também é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. São sinais simples, mas que podem fazer a diferença em casos de problemas com a mercadoria.
5 – Buscar opiniões de outros consumidores que já realizaram compras no site em questão
Ler comentários de outros consumidores é essencial antes de efetivar a compra. Se basear em experiências de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca. A descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também são importantes na hora de escolher o melhor produto.
Empresa de tecnologia da informação especializada em Certificação Digital que mais cresce no mercado brasileiro. Aliando tecnologia e conhecimento, a empresa oferece um portfólio de soluções abrangentes aplicando identificação digital e criptografia para gerar recursos seguros e confiáveis nos meios eletrônicos.
As soluções criadas pela Soluti garantem aos usuários mobilidade, conectividade e praticidade em seu dia-a-dia profissional, e em suas atividades pessoais no uso dos meios digitais.
A Soluti é uma Autoridade Certificadora Internacional que emite todos os tipos de Certificados SSL – Secure Socket Layer e TLS – Transport Layer Security compatíveis com softwares e navegadores de mercado e também emite certificados SSL na hierarquia da ICP Brasil.