A boa notícia é que é possível implementar medidas que garantem a proteção contra fraudes, golpes e roubos de dados
Por Clóvis Souza
Com a evolução do universo digital, crescem também os riscos de operar na Internet. O Brasil registrou no primeiro semestre de 2022, 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas.
O número é 94% superior na comparação com o primeiro semestre de 2021, quando foram 16,2 bilhões de registros, segundo pesquisa da Fortinet.
No varejo, preocupar-se com a segurança do e-commerce é um passo fundamental. O comércio eletrônico traz muitas oportunidades, porém, os perigos das transações digitais também são muitos.
A boa notícia é que é possível implementar medidas que garantem a proteção contra fraudes, golpes e roubos de dados, tanto dos clientes quanto do negócio.
Confira cinco dicas para proteger todos os envolvidos no e-commerce:
1. Mapeamento da plataforma
Para iniciar é importante realizar análises constantes em seu e-commerce, com objetivo de mapear quais são as vulnerabilidades da sua plataforma.
Esse trabalho é fundamental para detectar pontos sensíveis e promover as estratégias de proteção nesses locais que podem estar descobertos. É nessa etapa que um planejamento de ações estratégicas deve ser desenhado para verificar se está na hora de trocar de solução.
2. Certificado SSL
Esse sistema permite a criptografia de dados pessoais e bancários à medida que eles são enviados para o servidor do site, o que assegura que as informações não sejam roubadas durante o processo de checkout.
Ele é identificado pela URL que muda de HTTP para HTTPS, a última letra representa a segurança no e-commerce.
Com o certificado, sua loja passa a transmitir mais confiança aos clientes, além de melhorar no ranqueamento dos mecanismos de busca.
O SSL também é fundamental se você deseja investir em campanhas de marketing. No caso do Google Shopping, esse recurso é exigido e indispensável para a veiculação da campanha.
3. Varredura de malware
É essencial verificar com frequência a existência de possíveis malwares, pois colocam em risco seu site, podendo roubar dados e até infectar os usuários que acessam a loja virtual.
A maioria das empresas de plataformas de e-commerce já oferece o serviço de busca de malware, pois os criminosos estão sempre criando novas formas de atacar.
4. Gateways de pagamento
Os gateways de pagamento funcionam para garantir a segurança na finalização de uma compra. Eles garantem a comunicação totalmente criptografada entre o servidor e o meio de pagamento que o cliente escolheu.
Para viabilizar a conexão entre o e-commerce, seus usuários e as instituições financeiras, os gateways permitem a realização das transações para a finalização da compra, oferecendo diversas opções para o checkout, como exemplo, o checkout transparente, em que o consumidor não precisa ser redirecionado para outro site para fazer seu pagamento, ampliando a sensação de segurança.
5. Capacitação da equipe
O sucesso de um negócio sempre está atrelado a equipe de trabalho e na segurança não é diferente. Ter colaboradores alinhados e preparados pode fazer toda a diferença na hora de evitar cibercrimes.
Mantenha uma rotina de capacitação de sua equipe, com reuniões periódicas sobre o assunto e esclarecendo sempre a importância de ficar atento aos demais itens citados. Mantém sua loja online sozinho? Esteja sempre por dentro das medidas de segurança de vendas pela internet.
Sobre o autor
Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 65% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 600 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com.br
Sobre a Giuliana Flores
Criada há mais de 33 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000.
Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento.
Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor.
Atualmente, a Giuliana Flores conta com 700 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende todo o Brasil.
O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017, 2018 e 2021, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado.
Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br
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