Desenvolvido com o intuito de permitir que usuário do WhatsApp faça uma transferência bancária sem sair do aplicativo
Lançado recentemente no Brasil, o Whatsapp Pay foi desenvolvido com intuito de permitir que os usuários do app façam transferências entre si sem precisar pagar taxas ou acessando outras plataformas bancárias.
O aplicativo, que já conta com a função de ligações e chamadas de vídeo, agora também poderá receber transações dentro da própria ferramenta apenas de CPF para CPF, por enquanto.
De acordo com Marcio D’Avila, especialista em segurança digital e consultor técnico da Certisign, a novidade é ótima e facilita a vida das pessoas, mas é preciso ter alguns cuidados para usufruir da ferramenta com segurança e evitar dor de cabeça.
Segundo D’Avilla o usuário precisa ficar atento aos seguintes pontos:
1. Ative a confirmação em duas etapas no seu WhatsApp: este recurso adiciona uma camada de segurança no acesso ao seu aplicativo por meio da criação de uma senha, chamada PIN. É importante, também, neste processo, cadastrar um e-mail que servirá para proteger a sua conta e redefinir o seu PIN caso você o esqueça.
2. Não envie, compartilhe ou informe códigos de verificação: ao compartilhar, o aplicativo pode ser clonado e, por consequência, transações podem ser realizadas sem consentimento ao compartilhar essa informação.
3. Evite fazer transações usando redes públicas (wi-fi gratuito): caso não tenha outra opção, ao se conectar, veja se a rede é segura e, portanto, se está protegida por um Certificado SSL: observe se há a letra “S” no HTPP, ficando HTTPS, e cadeado no navegador. Clique no cadeado e veja se o Certificado emitido está em nome da página onde você está. Redes sem Certificado SSL colocam em risco seus dados, que podem ser interceptados por terceiros.
4. Instale aplicativos somente a partir da loja do seu sistema operacional: ao baixar apps de fontes desconhecidas, cibercriminosos podem ter acesso aos contatos e a tudo que há em seu dispositivo, inclusive seu WhatsApp.
5. Apenas acesse links confiaveis: mesmo que seja o contato de um amigo ou parente não clique no link, ou faça a transferência. Os cibercriminosos, também, estão criando contas falsas, na qual clonam a lista de contatos para solicitar o envio de valores e distribuir malwares.
Além dessas dicas, o especialista salienta a importância de deixar o perfil no modo privado.
“Esta configuração reforça a segurança do WhatsApp permitindo escolher como compartilhar informações com todas as pessoas que você está conversando ou somente com as que estão salvas como contatos da sua agenda”, finaliza
Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.
Certisign: o que você precisa saber do Pix cobrança e QR Code para não cair em golpes digitais
Certisign: Biometria facial é alternativa para compra online segura e rápida