Com forma de proporcionar segurança alguns e-commerce estão investindo na utilização de biometria facial na finalização de compras
O Brasil segue sofrendo com os impactos da pandemia e o comércio presencial continua tendo restrições de acesso. Diferentemente do ano passado, quando a situação era uma novidade, os varejistas estão mais preparados para oferecer segurança aos consumidores no momento de finalizar a compra online as vésperas do Dia das Mães.
Esta é a data mais esperada pelo comerciante, ficando atrás apenas da Black Friday e do Natal.
Com forma de proporcionar segurança e, ao mesmo tempo, facilitar a vida dos usuários, alguns e-commerce estão investindo na utilização de biometria facial para liberar o acesso aos aplicativos e a finalização de compra.
Segundo Bruno Ribeiro, gerente de inovação da Certisign, IDTech especializada em Identidade e Segurança Digital, a identificação biométrica é mais segura do que o login e senha e deve ser utilizada sempre que disponível.
“A pandemia abriu os olhos para a utilização da biometria facial, pois ela diminui, e muito, a possibilidade de acesso indevido à conta do usuário, uma vez que ela identifica por meio dos traços do rosto, e cada rosto é único”, afirma.
Segundo Ribeiro, são alguns detalhes que reforçam a segurança da biometria facial, que atualmente pode até mesmo detectar o uso de máscaras hiper-realista.
“A identificação biométrica do rosto ganhou uma aliada no combate à fraude: a funcionalidade, baseada em inteligência artificial, chamada Liveness. Ela detecta se por trás da imagem há vida e, portanto, que não se trata de uma foto, por exemplo, ou de alguém usando uma máscara. Esses avanços têm permitido que cada vez mais serviços sejam ofertados na internet com total segurança, mesmo os que têm alta criticidade”.
Além de prestar atenção na hora de se identificar, outra dica de segurança digital importante para quem pretende comprar on-line o presente do Dia das Mães é ficar atento aos ataques de pishing, golpe no qual criminosos fazem cópias de sites famosos e enviam ofertas miraculosas aos consumidores para roubar dados pessoais e financeiros.
Segundo o especialista, para não cair nesse tipo de armadilha, é necessário tomar alguns cuidados. “Sempre verifique se o site da oferta está protegido por um Certificado Digital SSL, que garante a autenticidade da loja e, também, um ambiente seguro para compra”.
Mas como saber se o site é seguro?
Basta checar no navegador se o endereço começa com HTTPS e se há um cadeado. Mas não é só isso. É recomendável ainda que o visitante do site clique em cima do cadeado e confira se o Certificado SSL em questão foi emitido de fato para o endereço em que ele está.
“O clique e a checagem da informação são fundamentais. Alguns fraudadores também inserem SSL em seus sites criminosos. Então, tem que conferir e tomar muito cuidado: recebeu uma mensagem com promoções espetaculares e um link, desconfie. Seja ela por e-mail, SMS ou aplicativo sempre confira se o site é seguro antes de inserir seus dados”.
Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética
Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.