Certisign destaca que o e-Social mudará rotina dos MEI’s a partir de julho, deste ano
A partir de julho, a rotina fiscal dos micro e pequenos empreendedores deverá passar por mudanças, com o início da obrigatoriedade do uso do Certificado Digital para o envio de informações à Receita Federal
O Fisco, aliás, é um dos órgãos que mais tem exigido o uso de tecnologias por parte dos contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Concebido para otimizar o dia a dia das empresas, de todos os portes e múltiplos segmentos, o Certificado Digital permite, por exemplo, emitir notas fiscais ou reduzir custos com impressões de contratos, certidões e até folha de ponto.
O uso do e-CNPJ permite, ainda, que o empreendedor se dedique mais ao foco de seu negócio, deixando de se preocupar com questões como a segurança dos documentos de sua empresa, afirma Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign.
“Com a Certificação Digital, o empresário tem a certeza de que informações importantes estão protegidas contra qualquer tipo de violação e só poderão ser acessadas por pessoas autorizadas”, afirma.
Para quem está começando uma empresa, ter um bom controle financeiro é fundamental e por isso precisa buscar alternativas econômicas e práticas. Combinado ao sistema de emissão de nota fiscal eletrônica, o e-CNPJ também possibilita o gerenciamento virtual de todos os títulos emitidos e a assinatura eletrônica de contratos, uma vez que os documentos assinados digitalmente são reconhecidos juridicamente. Esse processo economiza não só tempo, mas também os custos decorrentes dessas negociações.
Como adquirir seu Certificado Digital
O executivo da Certisign enfatiza o baixo custo e os altos benefícios dessas tecnologias para as microempresas. “Hoje, existem mais de dois mil serviços que podem ser executados via Certificado Digital e com pouco mais de R$ 1 por dia o empresário consegue adquirir o dispositivo que melhor se adapte às suas necessidades”, de acordo com Gonçalves.
Para os microempreendedores, a Certisign desenvolveu uma solução acessível que facilita o dia a dia, que é a combinação do e-CNPJ e o sistema de emissão de NF-e podem ser adquiridos com investimento de menos de R$ 2 por dia.
Certisign na Feira do Empreendedor
Com o objetivo de atender às necessidades dos empreendedores, a Certisign estará presente na Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Localizado no setor de tecnologia, no stand da empresa serão apresentadas soluções sob medida para quem está começando ou pretende começar um negócio, como o já mencionado combo Certificado e-CNPJ + Emissor de Nota Fiscal e o Portal de Assinaturas, que viabiliza a assinatura de documentos sem papel e sem caneta.
“Comparecer a eventos como esse é muito importante para nós, pois é no contato diário com os microempreendedores que entendemos suas necessidades e conseguimos desenvolver produtos que os ajudem a formalizar e gerenciar seus negócios”, conclui o dirigente.