Últimas notícias

Fique informado

Cibersegurança é a maior preocupação de empresas que investem no metaverso

6 de fevereiro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Metaverso e Computação Quântica: os destaque da tecnologia em 2023

Outro recurso que já foi muito falado no ano passado, mas que pode vir para ficar em 2023, é o metaverso, a aposta de trilhões à economia global

24 de janeiro de 2023

25% de profissionais de cibersegurança são mulheres, aponta BCG

Pesquisa mostra disparidade de mulheres entre profissionais de tecnologia, o que pode ser uma oportunidade para setor de cibersegurança.

15 de dezembro de 2022

Seu orçamento de 2023 contempla treinamento para cibersegurança e jornada digital?

Entre os itens que os gestores tem atenção no orçamento para o próximo ano estão a adequação de headcount e investimentos

15 de dezembro de 2022

5 dicas de cibersegurança para o seu dia a dia

Confira algumas dicas de cibersegurança que separamos e que são essenciais para proteger seus dispositivos de invasões maliciosas

10 de novembro de 2022

Segurança cibernética deve ser a principal meta das empresas que pretendem ingressar em metaverso, segundo a Tenable

Segundo estudo global da Tenable, nove em cada 10 profissionais de tecnologia acreditam ser fundamental desenvolver uma infraestrutura adequada de cibersegurança antes de ingressar no mercado de metaverso.

Segurança cibernética deve ser a principal meta das empresas que pretendem ingressar em metaverso: esta é a conclusão de um estudo global realizado pela Tenable, provedora de soluções de gerenciamento de exposição.

Publicado em dezembro de 2022, o estudo ouviu 1.500 profissionais de tecnologia da informação, segurança cibernética e DevOps da Austrália, Reino Unido e Estados Unidos.

O documento destaca que o temor com a segurança cibernética é maior até mesmo que as incertezas das variações macroeconômicas.

Isso porque garantir um ambiente seguro para o usuário é pré-requisito fundamental na economia digital.

O estudo também avalia as oportunidades e desafios e a abordagem das empresas na construção, segurança e participação no metaverso, além dos riscos e vantagens de investimento na nova tecnologia. 

Apesar de relativamente novo, as empresas já começaram a explorar o metaverso em suas potencialidades.

Ao todo, 23% das organizações já se aventuraram no metaverso e 58% planejam fazer negócios nesta tecnologia ainda em 2023.

O metaverso apresenta novos e já conhecidos desafios e riscos de segurança. Por isso, menos da metade dos entrevistados sente-se suficientemente confiante no potencial de prevenção de ameaças nesse novo ambiente.

De acordo com os entrevistados, as ameaças que são “relativamente” ou “muito prováveis” de ocorrer no ambiente metaverso são as seguintes:

* Ataques convencionais de phishingmalware e ataques de ransomware (81%)

* Identidade de máquinas e de transações API comprometidas (84%)

* Clonagem de voz e de características faciais e apropriação de gravações de vídeo por meio da utilização de avatares (79%)

* Espionagem de avatar invisível ou ataques de man in the room (78%)

Além dessas ameaças à segurança cibernética, os entrevistados identificam várias outras barreiras de ingresso ao metaverso, incluindo a possibilidade de violações de segurança e roubo de identidade (34%); a falta de um processo claro de privacidade de dados (33%); e a carência no mercado de profissionais com experiência na proteção do metaverso (32%).

“A exemplo de qualquer nova oportunidade de negócio, os pioneiros, via de regra, levam vantagem, mas também convivem com o ônus do risco, afinal são os primeiros”, diz Bob Huber, diretor de segurança e chefe de pesquisas da Tenable.

“Antes de qualquer grande salto em um território tão desconhecido, e que potencializa drasticamente sua superfície de ataque, a estrutura do programa de cibersegurança deve ser sólida. Organizações com visão de futuro investem tempo e recursos em sua equipe de segurança, na prevenção de ataques e na integridade da infraestrutura, por isso tem mais probabilidade de sucesso no metaverso ou em qualquer outra tecnologia”.

O relatório identificou outros pontos importantes: 

* 87% dos entrevistados são a favor da regulamentação do metaverso

* Nove em cada 10 entrevistados acreditam que as empresas precisam desenvolver uma estrutura adequada de cibersegurança antes de prover serviços neste ambiente virtual 

* Mais da metade (55%) dos entrevistados revelaram que suas organizações necessitam treinar seus funcionários em práticas de cibersegurança para dar suporte ao investimento no metaverso.

* Quando indagados sobre as habilidades demandadas pelo metaverso, os entrevistados citaram a solução UI/UX, modelos 3D, blockchain, desenvolvimento de jogos, segurança cibernética e desenvolvimento de software como importantes áreas de desenvolvimento.

Tenable

A Tenable é uma empresa de gerenciamento de exposição. Atualmente, cerca de 40.000 organizações no mundo confiam na Tenable para compreender e reduzir o risco cibernético.

Como desenvolvedora do Nessus, a Tenable ampliou sua experiência em gestão de vulnerabilidades para oferecer a primeira plataforma do mundo a visualizar e proteger qualquer ativo digital de qualquer plataforma de computação.

Aproximadamente 60% dos clientes da Tenable integram a prestigiada lista da Fortune 500; cerca de 40% da carteira de clientes consta no ranking Global 2000, além de grandes empresas públicas governamentais.

O Metaverso e a transformação das oportunidades

Interesse crescente de consumidores e empresas pelo metaverso pode gerar oportunidades para o comércio de US$ 1 trilhão até 2025

Tenable anuncia investimentos para acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de cibersegurança 

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!