Últimas notícias

Fique informado

Cibersegurança, nuvem e data analytics: tecnologias financeiras em alta para 2024 

14 de janeiro de 2024

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Nubank Cripto integra tecnologia Fireblocks para expandir soluções em blockchain 

Estrutura modular tecnológica da Fireblocks viabiliza o Nubank Cripto e avanços no projeto piloto do Real Digital.

12 de julho de 2023

5G completa um ano e avança pouco no Brasil

Para especialista em tecnologia, a tecnologia se expandiu muito abaixo do que poderia e usuários ainda enfrentam problemas de conexão

11 de julho de 2023

Bancos são responsáveis por fraudes contra clientes?

Instituições financeiras devem responder pelo risco de seus negócios, diz advogada especializada em Direito Securitário

11 de julho de 2023

Instituições financeiras e bancárias têm se tornado cada vez mais adeptas da tecnologia para prevenir ameaças cibernéticas

A tecnologia da informação vem ganhando cada vez mais espaço dentro das instituições financeiras e bancárias. Em 2024, espera-se que o mercado financeiro continue a ser impactado por avanços tecnológicos, tanto que os gastos globais com TI devem aumentar em 8%, com a projeção de investimento atingindo a marca de US$ 5,1 trilhões, segundo a Gartner, empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

Para Leticia Murakawa, diretora Executiva da keeggo, empresa de consultoria em tecnologia: “O uso da tecnologia da informação (TI) no setor financeiro virou alvo de grandes investimentos mundiais, devido às facilidades que pode trazer para inúmeros processos, tornando-os mais rápidos, principalmente nos casos de gestão financeira, redução de custos e segurança de dados”.

A personalização de serviços financeiros com o fim de aprimorar a segurança cibernética, o aprimoramento operacional e a tomada de decisões estratégicas serão o grande foco de grandes investimentos, fazendo com que os segmentos de softwares e serviços de TI atinjam um crescimento expressivo para 2024, de acordo com a projeção da Gartner.

Pensando nisso, a especialista listou abaixo três temas que serão focos de investimentos este ano:

Cibersegurança – A cibersegurança talvez seja a maior discussão do mercado financeiro para 2024, devido ao aumento das ameaças digitais e o avanço da sofisticação dos ataques cibernéticos. Com a expansão das transações online, serviços financeiros móveis e adoção de tecnologias emergentes, as instituições tornam-se alvos atrativos para hackers, tornando-se essencial a busca de medidas rigorosas para garantir a integridade dos clientes e a segurança do setor financeiro.

Nuvem Pública – Outro foco dos investimentos será a expansão dos serviços de nuvem pública. Essa tecnologia é voltada à infraestrutura e serviços de computação gerenciados por um provedor terceirizado e compartilhado entre organizações por meio da internet. Os investimentos globais chegarão a 20,4% no ano que vem, crescimento que é resultado de a tecnologia ter se tornado indispensável, o que consequentemente torna maior a procura pela utilização e também o crescimento do preço do serviço. De acordo com a previsão da Gartner, os gastos podem chegar a US$678,8 bilhões em 2024.

Data e Analytics – A análise de dados também será um tema que terá bastante foco no próximo ano devido ao crescimento de insights sobre decisões estratégicas, gerenciamento de riscos e melhoria da eficiência operacional. A utilização desta função proporciona uma vantagem competitiva, permitindo a identificação de padrões, previsões mais assertivas e compreensão mais profunda sobre o mercado e seus clientes que se encontram em constante evolução.

“Com a evolução de sistemas e metodologias de gerenciamento de softwares e projetos, as áreas como cibersegurança e nuvem pública, serão tecnologias importantes para o fornecimento de soluções e serviços de alta qualidade no mercado financeiro”, finaliza Leticia.

Tendências de Segurança da Informação que vão dominar a América Latina em 2024

Previsões para serviços financeiros em 2024: 12 tecnologias e tendências

Alta de cibercrimes exige que instituições financeiras reforcem as estratégias de segurança

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!