Digital Network Architecture (DNA), arquitetura de software aberta e extensível, permite às empresas inovar mais rapidamente, reduzir custos, complexidade e diminuir riscos
A Cisco anunciou nesta quarta-feira a Digital Network Architecture (DNA), uma arquitetura de software aberta e extensível para a transformação digital. Cisco DNA complementa a tecnologia líder de mercado, baseada em data center, ACI Application Centric Infrastructure, que estende a abordagem orientada de políticas e estratégia de software por meio de toda a rede. A nova arquitetura é parte da família de software Cisco ONE, permitindo o licenciamento simplificado de software, proteção ao investimento e flexibilidade.
De acordo com a IDC*, a digitalização está transformando os negócios em todas as indústrias com a geração de US$ 2.1 trilhões em oportunidades no mercado global até 2019. O caminho para a digitalização, por sua vez, requer uma rede digital que evolui além do que seja somente conectividade.
Essa nova rede vai proporcionar a inovação dos negócios, gerar ideias e criar experiências com clientes. Além disso, reduzirá custos e complexidade com uma nova capacidade de instrumentalização e automação ao mesmo tempo em que protege os negócios com uma arquitetura projetada para segurança.
Enquanto as empresas estão se deparando em como avançar com a digitalização, vem acontecendo uma enorme inovação em redes, incluindo redes definidas por software (SDN), virtualização da função da rede (NFV), programação orientada, redes sobrepostas, APIs abertas, gerenciamento de nuvem, instrumentalização, análises, entre outros.
Essas inovações tem uma grande promessa para melhorar a eficiência operacional e permitir aplicativos digitais, embora a adoção ainda seja lenta devido à dificuldade em consumir tantas novas tecnologias. O lançamento da Cisco DNA vem ao encontro da necessidade do mercado, que precisa de uma solução que integre as inovações críticas em software de rede – virtualização, automação, análise, gerenciamento de serviços em nuvem, e uma programação aberta e extensível – para uma arquitetura que possa cumprir com essas promessas de uma maneira integrada e fácil de consumir.
Cisco DNA é projetada em cinco princípios de orientação:
1. Virtualizar tudo para dar às organizações a liberdade de escolha para executar qualquer serviço em qualquer lugar, independentemente da plataforma subjacente – física ou virtual, local ou na nuvem.
2. Automação para tornar as redes e serviços nessas redes fáceis de implementar, gerenciar e manter – mudando fundamentalmente a abordagem para gerenciamento de rede.
3. Análise geral para fornecer informações sobre o funcionamento da rede, infraestrutura de TI e negócios – informação que só a rede pode fornecer.
4. Gestão de serviço entregue a partir da nuvem para unificar políticas e instrumentalização em toda a rede – permitindo a agilidade da nuvem com a segurança e o controle de soluções das instalações.
5. Programável, aberta e extensível em todas as camadas – integrando Cisco e tecnologias de terceiros, APIs abertas e uma plataforma de desenvolvedor para apoiar um ecossistema rico de aplicativos habilitados em rede.
[blockquote style=”2″]“A rede digital é a plataforma para negócios digitais”, disse Rob Soderbery, SVP para Produtos e Serviços de Enterprise da Cisco. “A Cisco DNA reúne virtualização, automação, análise, nuvem e programação para construir essa plataforma. A sigla para Digital Networking Architecture – DNA – não é um acidente. Nós estamos fundamentalmente mudando o DNA da tecnologia de rede”. [/blockquote]
[blockquote style=”2″] “Ao contrário de outras soluções SDN, as inovações DNA como a APIC EM podem ser implantadas em nossa infraestrutura existente para que nós possamos avançar rapidamente com risco mínimo e máxima proteção ao investimento”, disse CJ Singh,Diretor de Tecnologia (CTO) da Backcountry.com. [/blockquote]
A Cisco DNA será vendida por meio do modelo de software Cisco ONE e vai dar aos clientes a liberdade de escolher o modelo de plataforma e de compra.
Para apoiar os clientes e parceiros da Cisco nessa jornada de transformação da rede, os programas para desenvolvedor Learning at Cisco e o Cisco DevNet estão comprometidos em educar e capacitar profissionais de rede a transitar do modelo de software orientado ao modelo de rede.
Além disso, a Cloud Certification está ajudando a profissionais de TI a desenvolver habilidades em torno de instrumentalização e automação. O Cisco DevNet renovou o Networking Dev Center para tornar mais fácil que desenvolvedores se integrem com a arquitetura DNA Cisco.
As melhorias incluem novos laboratórios de aprendizado individualizado com faixas de aprendizagem personalizadas para engenheiros de rede e desenvolvedores de aplicativos.