Companhia especialista em combate à fraude alerta para novos golpes e revela produtos mais visados na edição de 2023
Com a aproximação da Black Friday 2024, a ClearSale, empresa de soluções antifraude, estima que mais de 18 milhões de compras online serão feitas em novembro. Apesar de ser uma data importante para o aumento das vendas para varejistas e de promoções para consumidores, o alto volume de transações também atrai fraudadores, tornando o período crítico para a segurança do e-commerce.
Em 2023, o final de semana do evento sofreu mais de 400 tentativas de fraude por hora, o que poderia ter gerado um prejuízo de aproximadamente R$ 8.506 por minuto, de acordo com a companhia.
Com o avanço da tecnologia, os golpes online estão se tornando cada vez mais sofisticados. Para Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, a Black Friday 2024 deve enfrentar novas ameaças, impulsionadas pelo uso de Inteligência Artificial (IA).
“Entre as tendências emergentes está o “Fake Ads”, que envolve a criação de anúncios fraudulentos usando IA. Fraudadores estão desenvolvendo deepfakes, que vão desde vídeos e áudios falsos de influenciadores e celebridades, para promover produtos inexistentes, espalhando links maliciosos”, explica o executivo.
No ano passado, a companhia revelou que os produtos que mais sofreram tentativas de fraude em compras via cartão de crédito durante a Black Friday foram o Playstation 5 de 1TB, o iPhone 14 de 128GB e o iPhone 13 de 128GB.
Embora o volume de golpes com Pix tenha sido menor em relação ao cartão de crédito, na edição de 2023 as categorias de vestuário, esporte e calçados lideraram as tentativas de golpe nesse modelo de pagamento, registrando 54,7 mil, 52 mil e 50,3 mil ocorrências, respectivamente.
Dentre as táticas mais aplicadas por fraudadores, estão a criação de sites falsos, para transações financeiras e obtenção de dados confidenciais, golpes envolvendo o Pix e captura de informações em redes sociais.
“Os criminosos encontram cada vez mais caminhos para aplicar golpes, a precaução ainda é a chave para um consumo seguro, e isso inclui não negligenciar os cuidados básicos, como não clicar em anúncios duvidosos e se atentar à segurança, verificando sempre a veracidade dos sites de compras”, alerta Matheus Manssur.
Por todo esse cenário, é imprescindível que alguns cuidados sejam tomados na hora de realizar compras. Abaixo, a companhia especialista em combate à fraude fornece dicas para que possíveis dores de cabeça sejam evitadas durante a Black Friday 2024:
Desconfie de preços muito baixos
Ainda que seja época de descontos, algumas lojas vendem produtos a preços extremamente baixos, o que não é normal. Caso não tenha tido a chance de monitorar os valores com antecedência, desconfie dessas promoções, pois podem ser enganosas.
Formas de pagamento
Não confie em sites que apresentam opções de pagamento limitadas, principalmente se ofertarem apenas a possibilidade de pagamentos em boleto bancário e Pix. Se possível, opte sempre pelo cartão virtual para realizar suas compras.
Reputação da loja
Antes de realizar as compras, verifique a avaliação da loja em plataformas de reclamação. Caso não existam avaliações ou outras formas de identificação, como redes sociais da loja, não compre.
Atente-se a URL dos sites
É comum que os golpistas criem sites falsos, com erros de ortografias, excesso de dígitos e letras duplicadas na URL. Antes de comprar, verifique possíveis erros e certifique-se de que está no site oficial da loja.
“Desde o início de 2024, estamos nos preparando para receber mais de 1 milhão de pedidos diários no fim de semana da Black Friday, com até 8 mil compras por minuto. O evento contará com ofertas irresistíveis, mas esteja atento a sinais de alerta e faça do período de compras uma experiência positiva com segurança financeira e digital. Lembre-se, o melhor negócio é aquele que não compromete sua tranquilidade”, conclui Manssur.
Sobre a ClearSale
A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.
Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.
IA no varejo: opção ou necessidade?
Tecnologia inteligente da Green Retail usa IA para rentabilizar operação no varejo
É hora do varejo se preparar para proteger o lucro contra as perdas da Black Friday e Natal
Muitos artigos interessantes sobre soluções para segurança e identificação digital aplicadas no segmento do Varejo e e-commerce são publicadas aqui no Crypto ID. Confira aqui!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!