A CNH digital já é uma realidade para mais de 40 mil motoristas de 24 estados. A maioria dos Detrans do país está capacitada para emitir o documento.
Todos os estados do Brasil deverão oferecer o serviço até julho desse ano, prazo final definido pelo Contran.
Rio Grande do Sul possui o maior número de CNH digitais, cerca de 15 mil. O estado está na liderança apesar de ter sido o sexto a adotar a tecnologia.
“Isso aconteceu graças ao excelente trabalho de divulgação do Detran gaúcho junto aos condutores locais”, explica o gestor da solução, Cleriston Juvito.
O mesmo está acontecendo em Santa Catarina que, apesar de ter aderido à CNH digital no início de fevereiro, já conta com cerca de 1500 condutores habilitados. Goiás ocupa o segundo lugar, com um número próximo de 11 mil.
“Isso porque o Detran goiano saiu na frente e foi o primeiro a lançar a CNH digital, ainda em outubro do ano passado”, relembra Cleriston.
Apesar de já serem capazes de fazer a emissão, alguns Detrans estão ainda organizando o atendimento e decidindo se vão ou não cobrar pelo serviço.
O Detran da Bahia já divulgou que, no estado, a CNH digital vai custar R$ 95,00. Por enquanto os detrans que já fazem o atendimento, como Rio Grande do Sul, Goiás, DF, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Minas Gerais, não estão cobrando pela validação da CNH digital.