Com 68% preocupados com a expansão de APIs, as empresas pressionam por experiências integradas e troca segura de dados
A Axway (Euronext: AXW.PA), fornecedora líder de software de integração e gerenciamento de APIs, anunciou hoje novos dados de sua pesquisa sobre o Open Everything.
Em uma consulta com quase 1000 líderes de TI, arquitetos e desenvolvedores sobre suas estratégias digitais e principais preocupações, a pesquisa descobriu que quase 40% das organizações estão adotando uma nova abordagem híbrida para sua infraestrutura de TI.
A transformação ocorre quando 68% dos entrevistados citam seus medos sobre a expansão de APIs.
Os dados da pesquisa refletem as respostas daqueles envolvidos principalmente no desenvolvimento de API (893 respondentes) e em serviços de transferência gerenciada de arquivos (MFT) – (102 respondentes).
Garantir a segurança dos dados e controlar a expansão da API foram as principais preocupações, com mais de dois terços (68%) preocupados com a complexidade devido à expansão e quase metade (48%) dos entrevistados classificando “aumento dos desafios de segurança” como sua maior preocupação com o crescimento das APIs.
Os entrevistados novamente citaram a segurança como o critério mais importante ao criar uma API (30% entre os entrevistados em API) e ao configurar um novo serviço MFT (48% entre os entrevistados em MFT).
“As empresas estão no meio da transformação digital e as migrações de nuvem e de dados que a acompanham tornaram possível liberar dados para que possam ser trocados, reutilizados e remixados para impulsionar a inovação e o crescimento dos negócios. Mas é confuso”, disse Vince Padua, diretor de inovação e tecnologia da Axway. “Isso traz desafios de complexidade e segurança que devem ser respondidos usando um gerenciamento de API verdadeiramente universal – que preencha a lacuna entre o desenvolvimento e o consumo de APIs e Open Everything, linhas de negócios e inovação, ao mesmo tempo em que se constrói a partir da infraestrutura legada.”
Os resultados da pesquisa indicam que os orçamentos para gerenciamento de API aumentaram nos últimos dois anos e que a segurança é a principal preocupação à medida que as empresas começam a liberar todo o valor de seus dados para criar novas experiências digitais, mercados e oportunidades de receita.
Metade dos entrevistados relatou orçamentos para gerenciamento de API modestamente elevados, com cerca de 34% dos entrevistados vendo aumentos de até 25%. Menos de 20% dos entrevistados viram reduções no orçamento.
Aprofundando ainda mais a estratégia de segurança e a lacuna de habilidades iminente
Aprofundando-se, a pesquisa mostrou que uma maioria significativa, 59%, emprega a autenticação do usuário como uma das principais estratégias para proteger as APIs, e quase dois terços dos respondentes de API (61%) disseram que a criptografia de dados pode ajudá-los a sentir pessoalmente que seus dados estão mais seguros.
Eles também citaram o desenvolvimento de uma abordagem mais holística de segurança como a estratégia número um para proteger dados pessoais.
“Quando um usuário faz login em nossos canais online ou entra em uma de nossas filiais, queremos personalizar sua experiência em tempo real. Para conseguir isso, visamos uma camada de integração de API de alto desempenho”, disse Ravi Peru, diretor de informações da Community America Credit Union.
“Quando você tem mais de 50 produtos, lidar com a integração de forma ágil é muito importante”, acrescentou Peru. “Com a Axway, podemos ter interface com qualquer coisa e mover dados entre quaisquer sistemas internos que desejarmos. Isso seria muito lento com a integração ponto a ponto, mas a Axway torna isso rápido e fácil.”
Fatores de segurança aparecem na estratégia de nuvem também. Entre os desafios mais significativos que inibem a estratégia de nuvem, de acordo com os entrevistados, estão:
-53% – Lidar com diferentes requisitos de segurança para instâncias regionais de infraestrutura de nuvem
-55% – Rastreamento e controle do fluxo de dados pessoais para e através da nuvem
Um dos dados mais alarmantes, mas não totalmente surpreendentes, lida com as preocupações com conhecimento: 86% dos entrevistados de API temem uma lacuna de conhecimento nos próximos anos, onde as empresas não terão o software qualificado e a habilidade de infraestrutura de TI de que precisam para inovar.
Metodologia da pesquisa
A Pesquisa Open Everything Strategy 2022 foi conduzida entre 21 de julho e 16 de agosto, entre dois subconjuntos de entrevistados similares, mas divididos: profissionais de desenvolvimento de API e de integração MFT.
A Axway promoveu a divulgação direta de e-mail entre seus contatos com endereços de e-mail e recebeu cerca de 1.000 respostas, incluindo 893 de desenvolvimento de API e 102 de serviços de MFT, de vários locais em todo o mundo.
Sobre a Axway
A Axway permite que as empresas abram os dados com segurança (Open Everything), integrando e movendo dados em um mundo complexo de tecnologias novas e antigas.
O software de integração de B2B orientada por API e o de MFT da Axway, refinados ao longo de 20 anos, complementam a Axway Amplify, uma plataforma de gerenciamento de APIs aberta que facilita a descoberta e a reutilização das APIs em várias equipes, fornecedores e ambientes na nuvem.
A Axway ajudou mais de 11.000 empresas a desbloquear todo o valor de seus ecossistemas digitais existentes para criar experiências brilhantes, inovar com novos serviços e alcançar novos mercados.
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