Últimas notícias

Fique informado

Um novo padrão para analisar dados nas redes 5G

23 de dezembro de 2022

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cidades inteligentes são impulsionadas pelo 5G, que tem impacto direto nas corporações, diz diretor da Ligga

Com palestra intitulada “Impactos do 5G no Desenvolvimento Urbano”, Menezes compartilhou sua visão e perspectivas sobre os efeitos da nova tecnologia nas cidades

5 de dezembro de 2022

Especialistas falam sobre as tendências do 5G para 2023

O uso do 5G garante agilidade no desenvolvimento de novas ferramentas e na atuação de processos tecnológicos

2 de dezembro de 2022

Como a chegada do 5G vai impactar o universo da TI? 

Agora, com a chegada do 5G no Brasil, o ano de 2022 promete marcar a era da hiperconectividade e impactar diferentes áreas

30 de novembro de 2022

Com as redes 5G mais presentes na América Latina, apresentam-se novas oportunidades tanto para as operadoras quanto para todo o ecossistema

Por Martin Wessel, Principal Industry Consultant do SAS para Latam

Para as operadoras de telecomunicações, sempre foi necessário compreender fielmente o desempenho de suas redes.

Para colocar isso em prática, elas têm utilizado, historicamente, diferentes KPIs que permitem supervisionar o funcionamento e prever onde e quando é necessário atuar para que o serviço não falhe.

Com a evolução tecnológica das redes que aconteceu paralelamente à chegada do 4G, começaram a ser utilizados algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para a detecção de anomalias e análises preditivas que permitiram uma gestão mais eficiente das redes e da experiência dos clientes.

Assim, surgiram soluções para prever problemas de congestionamento nas redes e de detecção antecipada de falhas.

Agora, com as novas redes 5G cada vez mais presentes na América Latina, apresentam-se muitas novas oportunidades tanto para as operadoras quanto para todo o ecossistema.

Será cada vez mais importante (e mais fácil) realizar mais análises preditivas, detecção de anomalias e análises de tendências para casos de uso como, por exemplo, a gestão online da experiência do cliente e o marketing personalizado. 

Com bilhões de dispositivos IoT conectados pelas redes 5G, as operadoras estarão em uma posição de liderança para fazer uso do enorme volume de dados de rede gerados para vender informações valiosas a seus clientes empresariais e, assim, gerar novas fontes de rendas.

Portanto, a compilação e o processamento dos dados das redes para obter informações significativas e seu posterior tratamento com ferramentas de analytics e IA serão imprescindíveis.

NWDAF: O padrão de Análises de 5G

Para tornar tudo isto possível, existe um protocolo chamado NWDAF (Network Data Analytics Function).

Ao utilizar ferramentas que cumprem este protocolo, as operadoras estarão em vantagem. Mas, para isso, é preciso uma solução integrada de NWDAF que proporcione as capacidades analíticas avançadas de IA para abordar todos os casos de uso.

O NWDAF introduz um nível superior de inteligência nas redes 5G. Com abstração de dados e aprendizado automático, os KPIs baseados na inferência por caso de uso proporcionam informações críticas que permitem habilitar novos casos de uso.

Um exemplo é o uso de drones para a segurança pública ou utilizações industriais. Eles dependem da conectividade 5G e da baixa latência, não apenas para transmitir vídeos diretamente, mas também para calcular a posição do drone, proporcionar conhecimento da situação, evitar colisões e receber instruções de um operador remoto, tudo isso em tempo real.

Para viabilizar este tipo de uso, a análise deve estar disponível no terminal da rede. O NWDAF permite uma análise em tempo real no próprio terminal para otimizar a experiência do usuário nos casos de uso de latência ultrabaixa, como este, criando, assim, novas possibilidades de receitas para as operadoras e novas aplicações da tecnologia.

Cidades inteligentes são impulsionadas pelo 5G, que tem impacto direto nas corporações, diz diretor da Ligga

Especialistas falam sobre as tendências do 5G para 2023

Como o 5G pode ajudar o Brasil a ter cidades inteligentes

Como a chegada do 5G vai impactar o universo da TI? 

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Acompanhe os principais conteúdos sobre Internet of Things (Internet das coisas)!

Em novembro de 2024, completaremos 10 anos que estamos no ar!! E foi um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano.

Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. Expressamos, ainda, nossa profunda gratidão às Assessorias de Imprensa que têm sido parceiras essenciais ao longo dessa incrível jornada.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso em promover a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.