O PL dispõe sobre a instalação de câmera de vídeo nos uniformes dos policiais civis e militares e nas viaturas de polícia do Distrito Federal

Aumentar a transparência nas ações das forças de segurança pública, garantir a produção de provas para investigações criminais e proteger tanto os agentes quanto os cidadãos durante abordagens policiais.
Esses são os objetivos descritos no projeto de lei nº 2336/2021, de autoria do deputado Fábio Felix (Psol), que prevê a instalação de câmera de vídeo nos uniformes dos policiais civis e militares e nas viaturas de polícia do DF. A medida foi aprovada nesta quarta-feira 20 de agosto de 2025 pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e segue para tramitação nas demais comissões.
Conforme o texto, as microcâmeras corporais deverão registrar tudo o que o policial vê, ouve, fala e faz. As gravações serão obrigatórias em buscas, operações policiais e situações de resistência à prisão.
O projeto também proíbe o uso de tecnologia de reconhecimento facial nos equipamentos e restringe o acesso às imagens aos órgãos de segurança pública, apenas para fins judiciais ou administrativos.
O autor da proposta destacou experiências bem-sucedidas em outros estados e países. “Desde a implementação da ‘Operação Olho Vivo’ em São Paulo, registrou-se queda de 54% das mortes por intervenção policial. Nos Estados Unidos, em 2013, o então presidente Barack Obama destinou cerca de 283 milhões de dólares para equipar as forças policiais com esse recurso tecnológico”, lembrou Fábio Felix.
O projeto ainda prevê que os dados coletados sejam tratados exclusivamente por servidores públicos, vedando o compartilhamento com instituições privadas, mesmo que conveniadas. A regulamentação da lei ficará a cargo do Poder Executivo, e os custos serão cobertos por dotações orçamentárias próprias.
Fonte: Comissão de Assuntos Sociais (CAS)
Tendências tecnológicas em segurança pública
Deputado de MS quer reconhecimento facial para reforçar segurança pública do Estado
Tecnologia Biométrica Fortalece a Segurança Pública no Estado de São Paulo
A identificação facial é apenas o começo: Tecnologias-chave na verificação remota de identidade
Sistema de Reconhecimento Facial Implementado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro
Reconhecimento Facial e a Proteção do Cidadão de Bem no Carnaval Paulistano
Dicas de como avaliar soluções de identificação biométrica móvel para segurança pública?
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Leia outros artigos de nossa coluna de Biometria!

Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























