Últimas notícias

Fique informado

Como a IA pode auxiliar na gestão das vendas durante a Black Friday 

30 de novembro de 2022

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O gestor pode usá-los algum tempo antes da Black Friday para fazer diversas simulações e previsões com os produtos

Por Ricardo Ramos

Ricardo Ramos, CEO da Precifica

No dia 25 de novembro, teremos mais uma edição da Black Friday, uma das datas promocionais mais importantes para o varejo.

O dia está próximo, mas todos sabemos que, pelo menos aqui no Brasil, a Black Friday não se limita ao dia estipulado. As promoções começam com força na semana e, por vezes, até no mês que a antecede.

É preciso estar preparado para ter preços competitivos. Um problema comum para as companhias, nesta data.

E a inteligência artificial é a solução mais atual para evitar preços inadequados em um momento de vendas significativas. 

Este ano, a favor das vendas teremos a Copa do Mundo. É possível que as pessoas tenham ainda disposição para gastar com televisores.

Existe também o movimento do 5G. As empresas do setor se preparam para o grande lançamento de campanhas para que os consumidores substituam smartphones 4G por aparelhos com a nova tecnologia.

Em um cenário de aumento da demanda, o uso de soluções de pricing é essencial para tornar o negócio competitivo e, assim, atrair mais clientes. 

Movimento de vendas durante a Black Friday

A Black Friday, porém, diferencia-se de outras datas por causa de seu movimento de vendas. Trata-se de uma data promocional que chama a atenção dos consumidores pelos altos descontos oferecidos.

Vale lembrar que aqui no Brasil, a data chegou a ter uma imagem negativa porque muitos comerciantes aumentavam os preços semanas antes para no dia da promoção venderem pelo preço normal como se fosse promocional. 

Isso impacta a reputação dessas empresas. Por esta razão é preciso atuar estrategicamente definindo os produtos que são alvo da promoção de Black Friday e os que não são. Isso porque os preços dos produtos que são alvo da campanha, anunciados em TV, rádio, internet, etc não devem nunca ser mexidos.

Isto é muito relevante e está intrinsecamente ligado com a percepção da marca, com o reconhecimento de valor do produto e também com o “funcionamento correto” da Black Friday. É importante honrar com o que foi prometido e comunicado ao consumidor.

Se foi anunciado um preço X, um desconto Y, isso tem de se manter inalterado, com muitas ou poucas vendas durante a campanha. 

Este olhar estratégico para os produtos alvo da campanha da Black Friday, é favorecido pelas soluções de Inteligência Artificial aplicadas ao pricing, uma vez que apesar de a IA ser autônoma, ela não é uma caixa preta. Ela tem simuladores que trazem uma série de variáveis que podem ser analisadas.

Assim, o gestor pode usá-los algum tempo antes da Black Friday para fazer diversas simulações e previsões com os produtos definidos para serem o atrativo durante a campanha e cujos preços não podem ser mudados.

Assim, é possível entender qual dos resultados será melhor para a estratégia de vendas e colocá-los em prática. 

Além disso, a IA usa uma quantidade gigantesca de dados e terá acesso ao histórico da Black Friday anterior. Com isso conseguirá ver quais são as variáveis que têm impacto na data e fazer o planejamento de usar essa informação de forma estratégica. 

Os itens long tail podem ser bastante explorados na Black Friday

Os produtos alvo da campanha são os atrativos para que haja demanda no site. Contudo, há os itens que não estão com destaque na grande mídia. Esses sim podem ter seus preços alterados.

São usualmente produtos long tail ou, traduzindo, de cauda longa. Nesse caso, o lojista aproveita a demanda que está acessando o site impulsionado pela Black Friday. 

Nesse momento, o consumidor já estando no site tende a fazer mais buscas e está exposto a outras oportunidades de venda. Ai sim, este tipo de produto pode e deve ter precificação dinâmica e ser alvo do trabalho da Inteligência Artificial.

Vale ressaltar que neste caso o preço não será determinado no modo automático de otimização, que é quando a IA controla diversas variáveis simultaneamente (cobertura de estoque, margem, faturamento, demanda, entre outras).

Para eles, durante o evento, deve ser usado um modo específico de otimização, por exemplo, especificar que na Black Friday a meta é maximizar o faturamento desses produtos específicos.

Assim, a IA desconsidera a otimização de estoque e passa a considerar o máximo em vendas até o estoque acabar. 

Como vemos, a inteligência artificial se torna uma excelente resposta para a gestão estratégica e tática do pricing em empresas dos mais diversos setores durante a Black Friday, de forma a maximizar os seus resultados. 

Três dicas para comprar com segurança na Black Friday

5 dicas para proteger seu e-commerce de ciberataques na Black Friday

Às vésperas da Black Friday, é possível prever falhas nos sistemas e-commerce?

Veja 8 dicas para se proteger na Black Friday

Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CATEGORIAS

Destaques IA Notícias