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Como a inovação pode contribuir para a prevenção de fraudes nas empresas

12 de janeiro de 2024

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O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

5 questões sobre Transformação Digital que as empresas precisam ter no radar

24,2% das empresas pretendem aumentar os investimentos em digitalização, mas esse número cai para 12,2% no recorte de pequenas empresas

9 de maio de 2023

A adoção do KEY pelas empresas e os desafios para o cumprimento da LGPD

É importante considerar as implicações dessa abordagem em relação ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

8 de maio de 2023

Propagação de IA e IAG demandam cautela das empresas

Inteligência Artificial melhora a competitividade, mas, sem cuidados, o negócio pode ter reputação da marca atingida negativamente

28 de abril de 2023

Mais de 80% das empresas sofrerão violação de dados. Veja o que fazer para evitar.

O custo médio de uma violação de dados, em valores globais, é de US$ 4,35 milhões, acrescenta, citando dados do relatório da IBM

21 de abril de 2023

Tecnologia e privacidade: empresas enfrentam desafios na proteção de dados na era digital

A governança em privacidade e proteção de dados é um desafio crescente para empresas e organizações na era digital

20 de abril de 2023

Estudo divulgado com dados do Banco Central mostra que o Brasil sofre 2,8 mil tentativas de fraude financeira por minuto

Por Thiago Bertacchini

Thiago Bertacchini, Desenvolvimento de Negócios Sênior da Nethone

A crescente sofisticação das ameaças cibernéticas tem desafiado empresas em todo o mundo a reforçar as suas estratégias de segurança.

A cada ano, bilhões de dólares são perdidos por fraudes – só no Brasil, foram mais de R$ 2,5 bilhões em perdas em 2022.

A necessidade de soluções inovadoras para combater esse problema é mais urgente do que nunca.

Num cenário desafiador como este, a inovação pode ser uma poderosa aliada na prevenção de fraudes corporativas.

Antes de nos aprofundarmos nas soluções, é fundamental entendermos a extensão do desafio que as empresas enfrentam: um estudo divulgado com dados do Banco Central mostra que o Brasil sofre 2,8 mil tentativas de fraude financeira por minuto.

Entre 2021 e 2022, a Serasa Experian destaca que os segmentos que tiveram maior aumento na identificação foram o varejo, com crescimento superior a 70%, e o financeiro, com quase 22% de aumento. Este cenário alarmante demonstra a urgência da adoção de medidas mais eficazes.

Autenticação multifatorial e análise biométrica comportamental: inovações que fazem a diferença

A autenticação multifator é uma das ferramentas mais poderosas disponíveis atualmente. Ao exigir múltiplos fatores de autenticação, como senha, token e biometria, as empresas podem criar camadas adicionais de segurança, dificultando a vida dos fraudadores.

A biometria física, por sua vez, é uma inovação que revolucionou a forma como nos identificamos. Impressões digitais, reconhecimento facial e até padrões de voz podem ser usados para validar um usuário – e são frequentemente usados como soluções de gerenciamento de acesso – mas não mudam durante a sessão e, portanto, têm suas próprias limitações.

Mas uma prática que certamente aumenta consideravelmente a eficácia da prevenção à fraude é compreender o comportamento do usuário, de uma forma que vai além da simples verificação de credenciais.

A biometria comportamental refere-se a padrões de atividade do usuário que podem ser usados para determinar a identidade do usuário, e a autenticação biométrica comportamental refere-se ao uso desses indicadores em uma função de segurança.

Ele funciona verificando a consistência do comportamento atual em relação aos dados históricos anteriores. Se algo estiver incomum, será sinalizado como um risco e disparado um sinal para verificação adicional.

A biometria comportamental são pontos de dados baseados no resultado das ações físicas do usuário – como os usuários usam o teclado, o mouse ou navegam pela tela sensível ao toque, isso cria pressionamentos de teclas ou padrões de navegação.

A autenticação biométrica comportamental fornece uma camada extra de proteção contra fraudes online. O que faz com que esta tecnologia se destaque é a sua versatilidade – não é uma configuração de segurança comum, mas um elemento-chave que pode ser aplicado em diferentes contextos para uma melhor precisão em fraudes.

É fundamental que as organizações invistam em soluções de ponta, ficando um passo à frente dos fraudadores. A segurança cibernética não é apenas uma necessidade, mas também uma vantagem competitiva que pode definir o sucesso dos negócios.

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