Últimas notícias

Fique informado

Como a tecnologia 5G pode impactar na cibersegurança

14 de novembro de 2022

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

“A chegada do 5G tende a acelerar a popularização e eficiência de outras tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT). Um grande desafio é proteger as conexões, os dados e os dispositivos a partir da evolução do 5G”, diz o executivo

Especialista fala sobre como a chegada da quinta geração da telefonia móvel pode ser usada negativamente por hackers e como se preparar.

Disponível nas capitais brasileiras desde meados de 2022, a quinta geração da telefonia móvel promete ser até 100 vezes mais veloz do que a atual versão disponível, o 4G.

O 5G oferece maior rapidez entre a emissão e a recepção de dados, além de comportar uma quantidade muito maior. Porém, diante dessa hiperconectividade, o principal é pensar na segurança da informação. 

5G
Sandro Zendron, CEO da Microservice

Para Sandro Zendron, CEO da Microservice, empresa de tecnologia que oferece serviços e soluções para segurança da informação, backup em nuvem, além de soluções Microsoft, o 5G traz uma grande preocupação em termos de cibersegurança.

A chegada do 5G tende a acelerar a popularização e eficiência de outras tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT). Um grande desafio é proteger as conexões, os dados e os dispositivos a partir da evolução do 5G”, diz o executivo.

Com todos os benefícios que a disseminação do 5G deve trazer para a indústria ligada à tecnologia, cibercriminosos também poderão se aproveitar das vantagens.

Ataques cibernéticos têm causado perdas expressivas e complicações para a reputação de várias empresas. A McKinsey afirma que o Brasil é o quinto país que mais sofre ataques cibernéticos no mundo, só em 2021 foram mais de 3 bilhões de tentativas. O ataque que antes levava 4 horas, agora vai levar 4 minutos”, diz Sandro.

Principais desafios do 5G frente à segurança

A onda de hiperconectividade possibilitada pela banda larga do 5G faz crescer as vulnerabilidades e oportunidades para os cibercriminosos.

Assim, hackers podem fazer ataques de negação de serviços para sobrecarregar a rede das organizações.

O executivo da Microservice acredita que a nuvem deverá virar prioridade para todos.

A alta capacidade de tráfego do 5G torna muito mais adequado manter arquivos na nuvem do que em seus dispositivos. É imprescindível, porém, transitar por ambientes seguros. O uso de softwares licenciados é essencial para trazer mais segurança às operações, além de reduzir custos com manutenções”.

A maior velocidade e tráfego de informações fazem com que a superfície de risco seja aumentada. Isso deve ampliar leis de regulação de privacidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também fortalecer a discussão sobre o tema.

Prevenção de ameaças feita diariamente e por profissionais qualificados, acesso a dados sigiloso ou sensíveis feito apenas por meio de redes e conexões privadas, senhas fortes e atualização constante de dispositivos são formas de garantir maior segurança às corporações quando da adoção da internet 5G”, afirma Zendron.

Expectativa do mercado de 5G no Brasil

A previsão é que a quinta geração de telefonia móvel vai movimentar cerca de US$ 25,5 bilhões até 2025 no país, de acordo com levantamento da International Data Corporation (IDC).

Se a popularização da quinta geração da telefonia móvel vai trazer diversos benefícios, gestores devem continuar com a atenção voltada para segurança da informação, superando desafios de mitigar ataques que impactam as empresas, para que as ações de proteção sejam mais eficazes em ambientes hiperconectados.

Se antes a segurança da informação era opcional, agora ela é garantidora das inovações que vão fazer a diferença nos negócios. O compartilhamento de informações nas redes é enorme e deve ser maior ainda com a internet 5G. Tecnologias são impulsionadas, mas, por outro lado, cibercriminosos também tiram proveito das conexões ilimitadas. É imprescindível contar com monitoramento 24×7 e profissionais especializados”, conclui Sandro.

Sobre a Microservice

Com três décadas de atuação, mais de 950 clientes e presença em todo o país, a Microservice é uma empresa de tecnologia que oferece serviços e soluções para segurança da informação, backup em nuvem, além de soluções Microsoft.

Tem sede em Blumenau (SC) e conta com uma equipe de especialistas que analisam e propõem as melhores tecnologias para otimizar o modelo de negócio  de cada cliente.

Mais informações em www.microserviceit.com.br

5 dicas de cibersegurança para o seu dia a dia

Gartner alerta que as organizações devem usar tecnologia para obter crescimento sustentável em tempos turbulentos 

Riscos ambientais e cibernéticos ofuscados por preocupações econômicas de curto prazo para líderes empresariais do G20

Às vésperas da Black Friday, é possível prever falhas nos sistemas e-commerce?

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!