Últimas notícias

Fique informado

Como fugir de golpes virtuais e aproveitar as promoções da Black Friday de forma segura

3 de novembro de 2023

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Seu orçamento de 2023 contempla treinamento para cibersegurança e jornada digital?

Entre os itens que os gestores tem atenção no orçamento para o próximo ano estão a adequação de headcount e investimentos

15 de dezembro de 2022

Como fortalecer a cibersegurança do varejo durante as vendas de fim de ano

Entrevistados do setor de varejo do Relatório Thales de listaram o malware, com destaque para o ransomware, como as maiores ameaças

24 de novembro de 2022

Hotéis podem garantir a segurança de dados dos hóspedes?

A utilização de ferramentas e recursos, como softwares adequados, são essenciais para que a tecnologia funcione de forma efetiva nos hotéis

4 de novembro de 2022

Fintech dá dicas de como fazer suas compras online durante a liquidação de forma tranquila e sem se preocupar com os golpistas

O comércio online trouxe inúmeras vantagens para os consumidores, tornando as compras mais acessíveis e convenientes. No entanto, à medida que essas práticas se tornam mais comuns, os golpes virtuais também aumentam.

Para garantir que suas compras online se tornem mais seguras, é essencial estar ciente dos riscos e adotar medidas para proteger seu dinheiro e sua segurança pessoal.

Com a Black Friday se aproximando, as ofertas tentadoras começam a inundar o mundo online, fazendo com que os golpistas enxerguem uma grande chance de se aproveitar da ingenuidade dos consumidores para realizar operações ilícitas.

Pensando nisso, Silvia Barbosa, Compliance Officer do Nossbank, indica 6 cuidados que todos precisam tomar na hora de realizar compras através da internet. Confira:

1 – Verifique as recomendações e reputação do varejista

Faça uma pesquisa sobre a reputação da empresa. No buscador da internet tente fazer a pesquisa com combinações de palavras, combinando, por exemplo, o Nome da Loja + reputação”, “Nome da Loja + reclamação”, “Nome da Loja + Black Friday”.

2 – Use conexões seguras

Certifique-se de que o site seja seguro e verifique se há um cadeado na barra de endereços antes de inserir seus dados.

3 – Desconfie de valores muito baixos

Durante a Black Friday são esperadas promoções e preços baixos. Mas, se o valor do produto for muito abaixo do mercado, desconfie. Avalie os valores do mesmo produto em outros sites e lojas para saber a média do mercado.

4 – Proteja as informações pessoais

Não compartilhe informações pessoais como nome, CPF, telefone e, principalmente, informações financeiras em sites que você não conhece. Na dúvida, faça uma busca  na internet pelo nome da loja e compare os links.

5 – Pagamentos por PIX

Se quem é o vendedor é uma Pessoa Jurídica (loja), desconfie se a chave PIX, estiver vinculada a uma Pessoa Física. Na dúvida, questione o vendedor.

6 – Notas fiscais

Só compre em locais que fornecem notas fiscais. Vale lembrar que também é importante verificar se a empresa existe. No site da Receita Federal é possível consultar pelo CNPJ, a localização da empresa e checar outros dados para comparar com o que está na nota.

A Black Friday é uma ótima oportunidade para economizar, mas a sua segurança deve ser prioridade. Ao seguir essas dicas e permanecer atento, você estará preparado para proteger sua privacidade e seu dinheiro, aproveitando uma experiência de compra online segura e tranquila.

No entanto, sabemos que, em um cenário tão dinâmico, a segurança não é responsabilidade apenas dos consumidores, por isso, o Nossbank, como instituição financeira, preza acima de tudo pela proteção de seus clientes contra golpes e fraudes, com compromisso de garantir que suas informações pessoais e financeiras estejam sempre protegidas.

Observabilidade e segurança antes e durante a Black Friday

Como proteger-se digitalmente na Black Friday 

Black Friday: Como os varejistas podem se prevenir das fraudes mais comuns