Últimas notícias

Fique informado
Empréstimos em menos de um minuto: como funciona a tecnologia

Empréstimos em menos de um minuto: como funciona a tecnologia

24 de novembro de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

No segmento de crédito, essas mudanças passam desde os canais utilizados até a redução no tempo de aprovação dos empréstimos

Levantamento da Stoque aponta que, com automação, 60% das propostas de crédito já são analisadas por robôs, sem intervenção humana.

O acesso aos serviços bancários no Brasil vem passando por grandes mudanças nos últimos anos.

Dados da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022 mostram que no ano passado a cada 10 transações bancárias, sete foram realizadas por meio de canais digitais (mobile e internet banking), superando, pela primeira vez, as transações feitas por meios físicos.

No segmento de crédito, essas mudanças passam desde os canais utilizados até a redução no tempo de aprovação do empréstimo.

Levantamento feito pela Stoque, empresa de soluções de automação digital para processos e documentos, especializada em automação do back office bancário, mostra que hoje o tempo médio de resposta para uma solicitação de crédito consignado é de, no máximo, um minuto.

Além disso, instituições que adotam a automação conseguem aumentar em 1.200% o volume de propostas analisadas.

Isso ocorre porque uma pessoa consegue analisar até 500 propostas diariamente.

Já o robô avalia, em média, 6,5 mil por dia, o que representa o trabalho de 13 pessoas.

Com isso, de janeiro a julho deste ano, a plataforma de automação de crédito da empresa conseguiu avaliar mais de 1,5 milhão de pedidos de empréstimos consignados.

O maior volume foi entre os meses de março e abril, com mais 500 mil contratos recebidos por mês, por conta do aumento da margem consignável aprovado pelo governo.

Roberto Carrasco, CTO da Stoque, explica que essa transformação no setor só foi possível por conta do desenvolvimento e aplicação de diversas tecnologias.

“Isso possibilitou vantagens tanto para as instituições, como a redução significativa no tempo de processamento e análise dos dados, quanto para os clientes, que inclui a não necessidade de deslocamento para agências físicas, rapidez e menos burocracia”.

Segundo ele, ao solicitar um crédito via smartphone, um dos primeiros passos é o envio de uma foto do documento de identidade e uma selfie do cliente.

A análise das informações ocorre em segundos e de forma segura com o uso de tecnologias como OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que extrai os dados do documento de forma precisa, e o Facematch com inteligência artificial, que analisa se a selfie é da mesma pessoa.

A tecnologia de computer vision e motor de regras ainda conseguem comparar essas informações, usando uma ampla base de dados, e mapear com alta acuracidade possíveis tentativas de fraudes como a manipulação de documentos ou solicitação feita por pessoas em vulnerabilidade, entre outras situações que precisam de uma validação humana.

“Essa análise de documentos e outras etapas que fazem parte da avaliação do cliente para a liberação do crédito é executada pela plataforma de forma 100% digital em segundos, otimizando a operação. Hoje, 60% de todo o volume de contrato recebido é analisado sem intervenção humana, ou seja, apenas a exceção precisa de operadores para revisar”, diz Carrasco.

Como consequência, segundo o executivo, as instituições financeiras ganham em eficiência operacional, produtividade e redução de custos.

Na outra ponta, os clientes se beneficiam com maior agilidade, transparência do processo e menos burocracia na hora de pedir um empréstimo.

Sobre a Stoque

A Stoque é uma empresa de soluções de automação digital para processos e documentos, com forte atuação no setor financeiro.

Com o propósito de simplificar, usa a tecnologia como meio para apoiar seus clientes na jornada de transformação digital, para que sejam mais eficientes e competitivos.

Oferece ao mercado serviços e produtos digitais, como automação inteligente de processos, plataforma digital de crédito e de onboarding de clientes.

Fundada em 2003 em Minas Gerais, possui escritórios em Belo Horizonte, São Paulo, Vitória e Belém, atendendo mais de 230 clientes em todo o país, entre instituições financeiras, como grandes bancos tradicionais e digitais, empresas de educação e serviços.

Em 2019, foi adquirida pelo fundo Kinase Investments e, desde então, vem investindo em novas tecnologias e na gestão interna de seus times.

Em 2021, foi reconhecida pelo relatório ISG Provider Lens Intelligent Automation – Solutions & Services 2021, da líder global de consultoria e pesquisa ISG, como “Rising Star” no quadrante Automação Inteligente de Negócios, com forte potencial para se tornar líder de mercado.

Postagens em redes sociais dificultam que empréstimos e financiamentos sejam concedidos, alerta Kaspersky

Desenvolve SP concede 40 milhões em empréstimos com o uso do e-CNPJ

Aumentam fraudes em operações de empréstimos

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CATEGORIAS

Mercado Notícias