O Secure Sockets Layer (SSL), o certificado digital para sites, também é fundamental em vários outros quesitos para o sucesso de um e-commerce, portal de notícias e muito mais
Para ficar em primeiro lugar no Google, ou no top 10, o gigante das buscas analisa a segurança do site, além de vários outros fatores.
Escrito Por Certificaminas
Neste artigo, te mostramos tudo sobre isso.
SSL: fator de ranqueamento desde 2014
Em 2013, uma pesquisa da Pew Research Center revelou que 68% dos usuários não consideravam as leis de proteção de dados suficientes.
Por isso, o Google definiu o protocolo “https”, que também pode ser representado por um cadeado do lado esquerdo da aba de URL, para maior privacidade e segurança dos internautas.
Para adicionar os recursos, um certificado digital precisa ser instalado. É o SSL, disponível em certificadoras digitais.
Na época, o gigante das buscas afirmou que o peso de ter um SSL seria leve e que aumentaria a relevância do “https” com o passar dos anos.
Hoje, com a evolução das vendas digitais e, no Brasil, com a Lei de Proteção de Dados (LGPD), a relevância do certificado digital para sites cresceu.
Além disso, está interligado à performance nas buscas via Google.
Experiência do usuário melhor = site em melhor posição
Um site no qual há sinais de que a navegação é segura oferece melhor experiência para o usuário, foco do Google nos fatores de ranqueamento desde 2019.
Naquele ano, o buscador passou pela maior atualização em relação às cinco revisões anteriores, com o algoritmo Google Bert.
Para começar, quando o internauta tenta acessar um canal sem SSL há um alerta que pode fazer com que ele desista de visitar o site.
No site sem “https”, caso o internauta prossiga com a visita, também é sinalizado que a navegação não é segura.
Estar em portal com SSL também aumenta a confiança do internauta, por outro lado.
Aumento de tempo de permanência e diminuição de rejeição
Métricas ligadas à retenção têm peso maior na avaliação do Google para o ranqueamento durante as pesquisas com o Google Bert.
Isso porque é um sinal de que a experiência no site é boa.
Um site com SSL tende a ter um tempo de permanência maior, já que a confiança de estar em um ambiente digital seguro faz com que a pessoa busque as informações com mais segurança naquele local.
A taxa de rejeição, que consiste em sair do site sem navegar por ele, tende a diminuir, e isso é outra métrica importante para o Google.
Tendência em aumentar páginas por sessão
Quanto mais páginas o internauta visitar, mais bem avaliado será seu site.
Para navegar em várias áreas, ele precisa sentir confiança para permanecer.
O certificado SSL é um dos primeiros sinais de que o portal não é malicioso.
Claro, apenas o “https” não é suficiente para o internauta navegar por várias páginas de um site ou blog.
No entanto, é o primeiro ponto que impacta a experiência do usuário, já que há alertas sobre a ausência do recurso.
Métricas sem SSL são incompletas
Ser citado por outros sites é excelente para a otimização do site.
Isso consiste no link building, uma das práticas mais desafiadoras de otimização para buscas, já que outros sites precisam ver valor no seu conteúdo para referenciá-lo.
O SSL demonstra para criadores de conteúdo que seu site é confiável e ainda te coloca em posições mais privilegiadas nas pesquisas.
Facilita assim que redatores e gestores cheguem até seu site. Caso seu conteúdo seja bom, ele pode citar sua empresa e inserir um link nos materiais dele.
No entanto, você não conseguirá monitorar se não tiver um SSL. Por questões técnicas, o Google não contabiliza o tráfego externo se seu portal não usar o “https”.
Outras vantagens do SSL
Além de pontuar no fator de ranqueamento do Google e ajudar a melhorar métricas importantes para o buscador, o certificado SSL traz muitas outras vantagens.
Ele também é obrigatório em algumas situações.
Exigência da LGPD
Se o site coleta dados do usuário, tem formulários de contato ou realiza vendas, o certificado SSL é obrigatório.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige o padrão “https”.
Desrespeitar essa regra e outras da LGPD acarreta de advertência a multa, que pode chegar a R$50 milhões.
Pré-requisito para integrar com cartão de crédito
As maiores operadoras de cartões de crédito só integram seus sistemas a sites com certificado de segurança.
Segundo uma pesquisa da Paypall, 80% dos internautas preferem cartões de crédito para pagarem suas compras on-line.
Dessa forma, deixar de oferecer a opção é um fator que dificulta o fechamento de negócio e, consequentemente, você alcançar suas metas.
Imagem mais profissional
Entrar em um site com SSL transmite uma imagem muito mais profissional do que aqueles sem o recurso.
A maioria dos usuários tem más impressões quando veem os alertas sobre a falta de segurança nos portais.
O pensamento de quem entra em um portal com o “https” é que os riscos de ter os dados roubados é significativamente menor.
E, de fato, é, já que há camadas extras de proteção com o SSL.
Segurança para sua empresa
A proteção de dados é um dos principais assuntos para uma boa reputação das empresas. Grandes corporações que foram vítimas de vazamento de informações sigilosas perderam valor na bolsa de valores e usuários.
Mais do que a perda financeira e depreciação da imagem, você enfrentará muitos transtornos para conseguir regularizar a situação.
Seu site também vai correr bem menos riscos de ficar fora do ar devido a ataques de cibercriminosos, independentemente se ocorrer roubo de informações ou não.
Especialmente para quem trabalha com venda on-line, pouco tempo fora do ar pode significar inúmeros prejuízos financeiros.
Coloque SSL no seu site
Seu site ainda não tem um certificado SSL? Providencie o quanto antes. Você pode adquiri-lo-lo com a Certificaminas.
E para as outras atividades da sua empresa invista em outros tipos de certificados. A Certificaminas também fornece e-CNPJ, e-CPF, A1 e A3, em nuvem, mídias criptográficas e com armazenamento na máquina. Saiba mais sobre as vantagens e adquira o que você precisa!
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