Core banking é o termo usado para referenciar o núcleo de registro e processamento de dados e transações em uma instituição financeira
Por Tory Jackson
Apesar de ser um serviço já tradicional no setor, a modernização de soluções Core se faz necessária para reduzir custos, integrar dados e melhor aproveitar as possibilidades de um mundo cada vez mais conectado.
Segundo um relatório da Gartner, atualmente, a maioria dos bancos está procurando substituir seu Core para se integrar melhor com novas APIs fornecidas por terceiros (como, por exemplo, as fintechs).
A questão é: como garantir que esse núcleo se mantenha relevante e atualizado em tempos de constante inovação digital?
Ainda segundo o relatório da Gartner, A Banker’s Guide to Core Banking Systems for Latin America, o mercado para plataformas do Core Banking cresceu 8,6% em 2020 em comparação com o ano anterior, uma das taxas de crescimento de mercado mais rápidas do mundo.
Para que as instituições financeiras possam atender a todas as necessidades de seus clientes com eficiência e agilidade, as plataformas nativas em nuvem (Cloud) são ferramentas vantajosas, centradas em APIs e com capacidade de adaptação ao sistema Open Data.
Um dos principais benefícios do uso de Cloud Computing em Core Banking é a alta capacidade de adaptação às necessidades específicas de processamento de dados, de acordo com o comportamento do mercado a cada momento.
Demandas de processamento e transações variam de acordo com a época do ano e o comportamento dos consumidores, e a relação entre o uso de recursos e custos operacionais é uma novidade no que diz respeito às plataformas de Core Banking nativas em nuvem.
Uma grande vantagem desse tipo de plataforma é a capacidade de ser multi cloud, ou seja, de se conectar a diversos provedores de nuvem.
Assim, é possível evitar aprisionamento tecnológico e trazer mais liberdade para que instituições substituam infraestruturas de nuvem quando julgarem necessário – seja por razões operacionais, econômicas ou financeiras, por exemplo.
Outros benefícios da adoção de uma plataforma de Core Banking são:
- Redução de custos e menor desperdício de recursos devido a excesso de provisionamento;
- Suporte operacional frequente e maior satisfação por parte dos clientes;
- Interface descomplicada e facilitação do acesso a informações;
- Escalabilidade e alta adaptabilidade às mudanças do mercado.
Por meio dessa parametrização, é possível otimizar soluções e reduzir custos sem a necessidade de desenvolvimento de uma nova plataforma do zero.
Sobre o autor
Tory Jackson é Head de desenvolvimento de negócios e estratégia na América Latina da Galileo Financial Technologies.
Os bancos brasileiros estão preparados para um mercado financeiro sem fronteiras?
Opus Software e InterSystems se unem para impulsionar o Open Finance no mercado financeiro