Últimas notícias

Fique informado

Como proteger os dados nos celulares corporativos?

27 de setembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Neste guia a Urmobo explica como garantir a segurança das informações que circulam nos dispositivos de uma empresa

O uso de dispositivos móveis em empresas de todos os nichos é indispensável. Seja no modelo tradicional, que oferta os aparelhos para os colaboradores, ou no BYOD — Bring Your Own Device, que permite o uso de seu próprio dispositivo — o Mobile Device Management (MDM) é uma tecnologia vital.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), mostram que, em janeiro de 2023, o Brasil tinha um total de 251,6 milhões de celulares ativos no país.

Na base da Urmobo, plataforma de gerenciamento e segurança de dispositivos móveis e gestão de ativos, são mais de 200 mil dispositivos.

A proteção dos dados que circulam nos aparelhos é fundamental e pode trazer diversos benefícios para as empresas.

Companhias que não controlam suas informações estão em risco constante de perder espaço no mercado. Afinal, não são apenas os invasores cibernéticos que representam ameaças às organizações.

Outras companhias, colaboradores que cometem descuidos e terceiros mal-intencionados também têm responsabilidade nisso.

É possível proteger os dados de uma empresa com algumas ações importantes, as principais, para a empresa, são:

– Instale bons antivírus: Os vírus e os malwares não se limitam aos ambientes de computadores, eles também são ameaças nos dispositivos móveis. Assim, buscar meios de proteção é a melhor saída para evitar esses ataques. Existem bons antivírus no mercado, para todos os tipos de softwares;

– Prefira aplicativos oficiais: Em transações financeiras, é comum que alguns usuários prefiram utilizar o navegador do smartphone, mas essa não é uma prática segura. Vale lembrar que todas as instituições financeiras têm aplicativos oficiais para as plataformas iOS e Android protegidos com medidas de segurança — mantendo os dados e informações de seus clientes seguros;

– Mantenha seu sistema operacional atualizado: Manter o smartphone atualizado é uma forma de proteger os dados. Os desenvolvedores estão sempre trabalhando para manter as plataformas mais seguras por meio de revisões e melhorias. Seu celular fica mais protegido a cada atualização do sistema operacional. Por isso, sempre permita que seu aparelho seja atualizado. Afinal, trata-se de um processo automático e só deixa de ocorrer quando o usuário configura seu smartphone para isso;

– Baixe apenas apps seguros: Evite baixar qualquer aplicativo, principalmente os que você não conhece ou não é verificado. Muitos deles são softwares maliciosos. Por isso, baixe apenas os mais conhecidos;

– Use senhas fortes em tudo: Garantir que os dispositivos móveis de sua empresa sejam protegidos por meio de senhas é uma das formas de evitar que qualquer um tenha acesso aos seus dados e informações. Porém, apesar de essa medida de proteção ser eficaz, muitos usuários não a adotam. Além disso, ao optar por essa estratégia, é bastante comum usar a mesma senha para todos os programas para simplificar o acesso e evitar o esquecimento. Entretanto, isso é um grande erro, visto que torna o sistema extremamente vulnerável. Então, é indicado criar uma senha para cada programa e site. Uma senha forte é o ideal, fuja daquelas que são fáceis de lembrar;

– Pense em um conjunto de soluções: Para manter seguros os dispositivos móveis de sua empresa e resguardar as informações, contratar um conjunto de soluções é uma excelente medida. O MDM (Mobile Device Management) oferece isso, é uma ferramenta de gestão que garante a proteção dos dados de aparelhos como celulares, tablets e notebooks. Sendo assim, ao adquirir esse software, é possível resolver todos os problemas relacionados à segurança e ao controle de dados. Os recursos envolvem gerenciamento de segurança, configurações e políticas, execução de tarefas, como apagar dados remotamente, gerenciar downloads, bloquear apps não autorizados, entre outros.

Sobre a Urmobo

Fundada em 2017, a Urmobo é uma plataforma pioneira no fornecimento de personalização no gerenciamento de dispositivos móveis que garante a proteção das informações dos parceiros e aumento da produtividade dos colaboradores.

Com atuação no Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, Panamá e Equador, a companhia possui mais de 200 mil dispositivos gerenciados por meio de sua plataforma para cerca de 300 clientes, entre eles Dafiti, Brinks, Asics, Netafim, Biosev, Grupo SEB, Grupo Carrefour Brasil, Braspress, entre outras.

Como funciona o Geofencing na segurança do celular corporativo

Proteja seu celular: 20 formas de prevenção em caso de roubos e fraudes

Veja como impulsionar a venda de proteção de celulares

Inteligência Artificial (IA) e Resiliência Cibernética: Insights para o Board, CEO, CIO e CISOs

Transformação digital governamental requer cuidados com a segurança da informação

Leia mais sobre Privacidade e Proteção de Dados em nossa coluna dedicada a esse tema. São artigos sobre o que acontece no Brasil e no Mundo. Aqui!