É comum o aumento da aglomeração, o que acaba chamando atenção de muitos criminosos que estão aguardando para praticar diversos golpes
Por Arnaldo Thomaz
Carnaval é o feriado mais aguardado por muitos brasileiros e conhecido mundialmente como uma época festiva de muita folia.
Durante esse período, é comum o aumento da aglomeração de pessoas nas ruas, o que acaba chamando atenção de muitos criminosos que estão aguardando a oportunidade de se aproveitar de uma distração das pessoas para praticar diversos golpes.
Recentemente, cibercriminosos desenvolveram um novo tipo de golpe para roubar dados de cartões de crédito durante os pagamentos por aproximação: eles fingem ser funcionários das empresas de máquinas de cartões e simulam a necessidade de uma atualização do dispositivo aos lojistas, para instalar o malware nos aparelhos.
O propósito desta ação é capturar os dados do cliente assim que ele insere o cartão físico na máquina para efetuar o pagamento.
Mediante essa situação, é possível realizar o envio das informações para os fraudadores remotamente, possibilitando, assim, a clonagem do cartão para usos indébitos, mesmo que ele esteja de acordo com as normas de segurança.
Outro golpe comum nessa época é o do “sequestro do PIX”. Nele, o malfeitor arranca o celular da mão da vítima e sai correndo.
Por isso, é necessário levar em consideração as seguintes dicas abaixo para aproveitar o feriado sem “dor de cabeça”.
Cuidados com o celular:
– Tenha atenção em como guardar seu aparelho. Procure não deixá-lo solto, e evite ficar com ele na mão pelas ruas, pois isso pode facilitar a captura por parte dos ladrões;
– Procure utilizar todos os métodos de segurança possíveis, como bloqueio automático de tela, biometria facial e biometria digital;
– A senha de acesso ao banco deve ser exclusiva;
– Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência online.
Cuidados com o cartão físico:
– Somente o proprietário do cartão deve inseri-lo na máquina e realizar o pagamento. Se porventura o visor não lhe permitir visualizar o valor real do produto, não finalize a compra;
– Sempre olhe ao redor e veja se, ao digitar a senha, ela não estará visível para desconhecidos;
– Verifique o valor digitado e peça o comprovante impresso;
– Caso o lojista informe que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Observe se o valor da cobrança pelo aplicativo do seu banco é o mesmo;
– Caso o vendedor precise pegar seu cartão, certifique se o cartão devolvido de fato é o seu.
Conheça os principais golpes cibernéticos para ficar esperto em 2023
Ano novo, golpes novos: plataformas novas e pessoas vulneráveis serão os alvos principais
Como não cair em golpes com o seu dinheiro
Fraudes e golpes: como empresas podem se proteger durante o período de altas nas compras online
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!