Últimas notícias

Fique informado

Como se proteger de golpes durante o período de folia do Carnaval

18 de fevereiro de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Fim de ano registra aumento de 126% em fraudes monetárias on-line

Com a chegada do Natal, criminosos virtuais aproveitam para lançarem ataques em busca de dados sigilosos e fraudes monetárias

1 de dezembro de 2022

Combate a fraudes: 5 estratégias para o e-commerce gerar autoridade e segurança

Diante deste cenário, os consumidores se tornaram cada vez mais atentos a aspectos relacionados à confiabilidade do e-commerce

23 de novembro de 2022

Cuidado com os golpes na internet durante a Copa

Faltam poucos dias para o início da Copa do Catar e, de acordo com a Meta Foresight, cerca de 85% dos brasileiros irão acompanhar o evento

17 de novembro de 2022

Por que é tão fácil ser vítima de golpes digitais?

E, com o aumento do número de usuários no mundo virtual, surgem os golpes digitais, aqueles praticados utilizando-se basicamente de três elementos: o desejo da vítima em ter algum ganho (financeiro ou pessoal); a oportunidade que é oferecida por meio de propostas tentadoras e a engenharia social.

17 de outubro de 2022

É comum o aumento da aglomeração, o que acaba chamando atenção de muitos criminosos que estão aguardando para praticar diversos golpes

Por Arnaldo Thomaz

golpes
Arnaldo Thomaz, country manager da BioCatch no Brasil

Carnaval é o feriado mais aguardado por muitos brasileiros e conhecido mundialmente como uma época festiva de muita folia.

Durante esse período, é comum o aumento da aglomeração de pessoas nas ruas, o que acaba chamando atenção de muitos criminosos que estão aguardando a oportunidade de se aproveitar de uma distração das pessoas para praticar diversos golpes.

Recentemente, cibercriminosos desenvolveram um novo tipo de golpe para roubar dados de cartões de crédito durante os pagamentos por aproximação: eles fingem ser funcionários das empresas de máquinas de cartões e simulam a necessidade de uma atualização do dispositivo aos lojistas, para instalar o malware nos aparelhos.

O propósito desta ação é capturar os dados do cliente assim que ele insere o cartão físico na máquina para efetuar o pagamento.

Mediante essa situação, é possível realizar o envio das informações para os fraudadores remotamente, possibilitando, assim, a clonagem do cartão para usos indébitos, mesmo que ele esteja de acordo com as normas de segurança.

Outro golpe comum nessa época é o do “sequestro do PIX”. Nele, o malfeitor arranca o celular da mão da vítima e sai correndo.

Por isso, é necessário levar em consideração as seguintes dicas abaixo para aproveitar o feriado sem “dor de cabeça”.

Cuidados com o celular:

– Tenha atenção em como guardar seu aparelho. Procure não deixá-lo solto, e evite ficar com ele na mão pelas ruas, pois isso pode facilitar a captura por parte dos ladrões;

– Procure utilizar todos os métodos de segurança possíveis, como bloqueio automático de tela, biometria facial e biometria digital;

– A senha de acesso ao banco deve ser exclusiva;

– Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência online.

Cuidados com o cartão físico:

– Somente o proprietário do cartão deve inseri-lo na máquina e realizar o pagamento. Se porventura o visor não lhe permitir visualizar o valor real do produto, não finalize a compra;

– Sempre olhe ao redor e veja se, ao digitar a senha, ela não estará visível para desconhecidos;

– Verifique o valor digitado e peça o comprovante impresso;

– Caso o lojista informe que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Observe se o valor da cobrança pelo aplicativo do seu banco é o mesmo;

– Caso o vendedor precise pegar seu cartão, certifique se o cartão devolvido de fato é o seu.

Conheça os principais golpes cibernéticos para ficar esperto em 2023

Ano novo, golpes novos: plataformas novas e pessoas vulneráveis serão os alvos principais

Como não cair em golpes com o seu dinheiro

Fraudes e golpes: como empresas podem se proteger durante o período de altas nas compras online

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!