Com a chegada das compras de final de ano, é necessária atenção redobrada para o risco de fraudes para desfrutar o melhor da época
Segundo pesquisa, 8,4 milhões de consumidores sofreram alguma fraude em 2022.
Os golpes bancários ganham a cada dia novas versões que exigem mais atenção do mconsumidor.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, 22% das pessoas sofreram alguma fraude em instituições financeiras em 2022, representando aproximadamente 8,4 milhões de consumidores.
Os principais golpes foram a clonagem de cartão e a transferência de dinheiro.
Com a chegada das compras de final de ano, é necessária atenção redobrada para o risco de fraudes para desfrutar o melhor da época.
Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções de meios de pagamento, “o cuidado sempre deve partir do consumidor, já que a facilidade de realizar um pagamento hoje é explorada por inúmeros golpistas. São necessárias precauções básicas para evitar grandes prejuízos”.
Segundo uma pesquisa realizada pela EY-Parthenon, braço da consultoria Ernst & Young, 85% das pessoas admitem que farão alguma compra on-line neste fim de ano, acima da média mundial de 75%.
O aumento se dá devido a frequência de troca de presentes nas celebrações familiares no pós-pandemia.
“O golpista sempre vai tentar se aproveitar das grandes épocas do ano. Fique atento a toda a sua jornada de compra, analise os preços, a autenticidade de sites, a credibilidade de propagandas, as avaliações de compras anteriores e, quando em contato com um atendimento, observe comportamentos, sempre tendo atenção para finalizar qualquer aquisição”, conclui Samuel.
Fraudes e golpes virtuais: quais são os mais comuns e como não cair neles
Golpes e Fraudes: a necessidade da educação financeira para formação de redes de proteção
TecBan reúne as melhores práticas de segurança para evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis
Especialista explica como se proteger de golpes e fraudes via cartão de crédito
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!