Com a chegada das compras de final de ano, é necessária atenção redobrada para o risco de fraudes para desfrutar o melhor da época
Segundo pesquisa, 8,4 milhões de consumidores sofreram alguma fraude em 2022.
Os golpes bancários ganham a cada dia novas versões que exigem mais atenção do mconsumidor.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, 22% das pessoas sofreram alguma fraude em instituições financeiras em 2022, representando aproximadamente 8,4 milhões de consumidores.
Os principais golpes foram a clonagem de cartão e a transferência de dinheiro.
Com a chegada das compras de final de ano, é necessária atenção redobrada para o risco de fraudes para desfrutar o melhor da época.
Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções de meios de pagamento, “o cuidado sempre deve partir do consumidor, já que a facilidade de realizar um pagamento hoje é explorada por inúmeros golpistas. São necessárias precauções básicas para evitar grandes prejuízos”.
Segundo uma pesquisa realizada pela EY-Parthenon, braço da consultoria Ernst & Young, 85% das pessoas admitem que farão alguma compra on-line neste fim de ano, acima da média mundial de 75%.
O aumento se dá devido a frequência de troca de presentes nas celebrações familiares no pós-pandemia.
“O golpista sempre vai tentar se aproveitar das grandes épocas do ano. Fique atento a toda a sua jornada de compra, analise os preços, a autenticidade de sites, a credibilidade de propagandas, as avaliações de compras anteriores e, quando em contato com um atendimento, observe comportamentos, sempre tendo atenção para finalizar qualquer aquisição”, conclui Samuel.
Fraudes e golpes virtuais: quais são os mais comuns e como não cair neles
Golpes e Fraudes: a necessidade da educação financeira para formação de redes de proteção
TecBan reúne as melhores práticas de segurança para evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis
Especialista explica como se proteger de golpes e fraudes via cartão de crédito
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!