Especialistas destacam que a computação quântica, com capacidade exponencial de processamento de dados, pode acelerar desde a descoberta de novos medicamentos até a otimização do trânsito nas grandes cidades; encontro foi promovido pela Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Alesp
A Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promovida pelo deputado Sebastião Santos realizou nesta segunda-feira 10 de março de 2025, um debate crucial sobre as futuras aplicações da computação quântica na administração pública paulista.
A Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Alesp atua na promoção de políticas públicas, debates e iniciativas para impulsionar inovação, digitalização e infraestrutura tecnológica em São Paulo. Suas ações incluem incentivo a startups, parcerias público-privadas, capacitação profissional em áreas digitais e redução de desigualdades no acesso à tecnologia, além de propor leis e projetos alinhados às demandas do setor. Formada por deputados de diversos partidos e colaboradores externos, a frente busca posicionar o estado como referência em tecnologia na América Latina.
Sob a coordenação do deputado estadual Sebastião Santos, o encontro reuniu especialistas de diversas áreas para discutir o potencial transformador e os desafios dessa tecnologia emergente.
Alexandre Pfeifer, da IBM, destacou as vastas possibilidades da computação quântica, desde a aceleração da descoberta de medicamentos até a otimização da gestão urbana e o enfrentamento das mudanças climáticas. Wagney de Godoy, da Prodesp, ressaltou a importância da segurança digital e a necessidade de proteger os dados sensíveis dos cidadãos. Manoel Vidal, do IPTC, defendeu a democratização do debate sobre computação quântica, buscando soluções práticas para os problemas do cotidiano.
No entanto, um dos destaques da sessão foi a apresentação de Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks e representante da Abes -Associação Brasileira de Software, que alertou para os riscos da cibersegurança pós-quântica. Zanini destacou a vulnerabilidade dos sistemas de criptografia atuais e a necessidade urgente de desenvolver novas soluções para proteger os dados contra ataques quânticos.
O evento da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico também contou com a participação dos gestores Mateus Dias Marçal (Prodam) e Humberto Pizza (da Secretaria de Inovação e Tecnologia), ambos vinculados à Prefeitura da Capital.
A computação Quântica no Cenário Público

O especialista em segurança digital, Marco Zanini, engenheiro, CEO da Dinamo Networks e representante neste debate da Associação Brasileira de Software (Abes), em sua apresentação, destacou a importância da tecnologia para o setor público “A tecnologia é a ferramenta de maior inclusão social que existe hoje” e destacou a computação quântica como uma ferramenta capaz de revolucionar a forma como o Estado serve o cidadão.
A computação quântica vai acelerar o processo do Estado servindo o cidadão de forma mais rápida, mais eficiente, de uma forma mais fluída e mais transparente.”
Marco Zanini
O CEO da DINAMO Networks ressaltou que a tecnologia trará uma revolução similar à transição da Idade da Pedra para a era da computação, permitindo a resolução de problemas complexos e desafiadores.
Zanini também alertou para os desafios de segurança que a computação quântica apresenta, como a quebra de criptografia, e enfatizou a necessidade de se proteger contra esses problemas. Ele destacou a importância da identidade e da proteção da informação, e como a computação quântica pode ser utilizada para fortalecer a segurança digital.
O palestrante ainda abordou a necessidade de se preparar para o futuro, com a implementação de criptografia pós-quântica e o uso de tecnologias como biometria e análise comportamental para proteger as informações. Ele finalizou sua apresentação com um chamado à ação, para que empresas e o setor público se unam para garantir que a computação quântica seja utilizada para o benefício da sociedade. “A segurança digital a cada dia vai ser mais importante, não vai ser menos”, finaliza o executivo.
Assista a apresentação sobre o tema Computação e Criptografia Quântica feita por Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, representando nessa audiência na ABES.
A iniciativa pretende promover encontros em todo o estado para fomentar desenvolvimento conjunto dos municípios e estabelecer normativas em comum. Nesses encontros, serão reunidos vereadores, prefeitos, secretários municipais, estudiosos e empreendedores parceiros para buscar a criação de um modelo de desenvolvimento que possa “falar a mesma língua” em São Paulo.
O debate na Alesp evidenciou o potencial revolucionário da computação quântica, mas também alertou para os desafios que acompanham essa tecnologia. A necessidade de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e segurança cibernética torna-se cada vez mais premente para garantir que o futuro quântico seja seguro e benéfico para a sociedade.
2025 o ano da criptografia e das novas descobertas quânticas
Zero Trust e o Hardware Security Module: as lições de segurança para o mercado em 2025
Cibersegurança em 2025: o que considerar na hora de priorizar os investimentos?
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!
