Aumento no volume de transações online nesta época do ano requer mais atenção a fatores de segurança e idoneidade dos sites ao fornecer dados pessoais
Este artigo foi escrito pela CertiSign
O ano de 2022 está na reta final e, com isso, temos várias datas comemorativas como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal, nas quais as vendas de produtos online é destaque.
Entretanto, é necessário ficar atento a possíveis golpes e fraudes em ambientes digitais.
Somente no primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou cerca de 3 milhões de tentativas de fraude, de acordo com o levantamento do Mapa da Fraude.
Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, dá dicas:
1. “Vai de” Pix?
Nesta modalidade, o pagamento acontece por meio de um QR Code de forma instantânea.
“É importante ter um antivírus no celular e, ao escanear o código, verificar atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação. Também é imprescindível, observar se o site para qual você foi direcionado está protegido pela criptografia de dados de um certificado SSL emitido, de fato, para a empresa em questão”, afirma o especialista.
A maioria dos golpes pode ser identificada observando as informações da transação.
Ele explica que é possível reconhecer um site seguro pela presença de um cadeado na barra do navegador, a letra S no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página.
Ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações.
2. Cuidado para não ser pescado! Conheça o phishing
Nas altas temporadas de compras, os ataques de phishing são ainda mais recorrentes e acontecem por meio de promoções enviadas por e-mail e mensagens.
Ao clicar no link, seus dados podem ser roubados.
É importante verificar se no remetente há erros de digitação e evitar clicar em links de promoções enviadas por e-mail SMS e aplicativos de mensagens, principalmente aqueles que são encurtados impossibilitando verificar o endereço de direcionamento.
Para aproveitar as ofertas com segurança, o melhor caminho é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem e verificar se a promoção de fato existe.
E, claro, checar se o site em questão é seguro.
3. Selfie no aplicativo
Observe se ao concluir a conta há a opção de utilizar a biometria facial no lugar do login e senha, pois dificulta o roubo de dados.
“A biometria identifica por meio dos traços do rosto, e cada rosto é único”, afirma.
O especialista explica que a identificação biométrica, atualmente, é capaz de detectar até mesmo o uso de máscaras hiper-realistas.
“Por meio da funcionalidade, baseada em inteligência artificial, chamada Liveness, é possível detectar se por trás da imagem há vida e, portanto, que não se trata de uma foto, por exemplo, ou de alguém usando uma máscara. Esses avanços têm permitido que cada vez mais serviços sejam ofertados na internet com total segurança, mesmo os que têm alta criticidade.”
4. Na hora da entrega…
Um golpe está se tornando rotineiro: o entregador pede para fotografar o cliente e um documento de identificação para confirmação do recebimento.
Os dados são compartilhados e, a partir deles, criminosos pedem empréstimos, abrem contas digitais ou adquirem itens sem o consentimento da vítima.
“Apenas conceda essas informações se tiver a certeza de que esse tipo de conferência faz parte do processo de controle da loja em que comprou. Se não estiver certo disso, negue. E, caso o entregador insista, informe que irá entrar em contato diretamente com o e-commerce para confirmar o recebimento”, afirma D’avila.
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Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.
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