A Deb, uma inteligência artificial desenvolvida para promover diálogos acessíveis e educativos sobre questões étnico-raciais e sociais no país
O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial, anuncia a chegada da Deb, uma inteligência artificial desenvolvida para promover diálogos acessíveis e educativos sobre questões étnico-raciais e sociais no país.
O lançamento oficial aconteceu durante o Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024, no dia 26 de maio, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Este evento, organizado pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), é o maior da América Latina e reconhece pessoas, iniciativas e organizações que promovem e aceleram a igualdade racial em nível nacional e global. A premiação conta com diversas categorias, como Cultura, Educação, Empregabilidade e mais, e celebra aqueles que se destacam na pauta antirracista.
A Deb é resultado do esforço colaborativo do ID_BR com a Lanum, empresa especializada em Business Analytics.
A visão por trás da Deb é fornecer um espaço seguro e didático para discutir e compreender a complexidade da racialidade no Brasil, incentivando o engajamento ativo na luta pela igualdade racial.
Com uma equipe interna dedicada à curadoria de interações e conteúdos, a Deb está preparada para oferecer respostas imediatas sobre uma ampla gama de tópicos.
Desde perguntas comuns sobre terminologia racial até questões mais complexas sobre a interseccionalidade entre raça, gênero e outros aspectos sociais.
“A Deb representa uma extensão da nossa missão de promover a igualdade racial e social no Brasil”, afirma Luana Génot, fundadora e CEO do ID_BR. “Estamos entusiasmados em oferecer uma ferramenta inovadora que não apenas educa, mas também promove o diálogo e a conscientização de forma facilitada”.
Ao abordar preocupações sobre vieses algorítmicos, a equipe por trás da Deb está comprometida em garantir um equilíbrio na seleção de fontes e conteúdos, visando representatividade e diversidade.
Com uma abordagem proativa, a Deb busca combater o racismo algorítmico ao incluir visões e referências marginalizadas.
“Queremos que a Deb seja mais do que apenas uma IA”, explica Luana. “Queremos que seja uma ferramenta para a mudança, um espaço seguro para educação e diálogo que promova uma cultura mais inclusiva”.
Além de oferecer suporte educacional, a Deb tem o potencial de impactar diversas esferas da sociedade, desde o ambiente escolar até o mundo corporativo.
Com planos de expandir sua presença em escolas e empresas até o final do ano, a Deb busca se tornar uma aliada essencial na luta contra o racismo e na promoção da diversidade e inclusão.
“A IA sozinha não resolverá o problema do racismo, mas a Deb pode acelerar o processo de conscientização e ação coletiva. Acreditamos que o diálogo é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária”, finaliza Génot.
“Eu também sou uma influenciadora virtual criada para promover a igualdade racial em empresas, governos e sociedade. Todas as nossas conversas são em ambiente seguro, criptografado e em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e comigo sempre há espaço para o diálogo, tirar dúvidas, aprendizado e muito mais,” declara Deb.
Sobre o ID_BR
Fundada em 2016, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvemos ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscamos reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dia da Consciência Negra: Escala ampliada de tons de pele contribui para a inclusão digital
A escala de Tons de Pele MST é um importante passo em direção a uma IA mais justa e inclusiva
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.