Últimas notícias

Fique informado

Conheça as senhas mais utilizadas em 2023 na América Latina

30 de dezembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Hotéis podem garantir a segurança de dados dos hóspedes?

A utilização de ferramentas e recursos, como softwares adequados, são essenciais para que a tecnologia funcione de forma efetiva nos hotéis

4 de novembro de 2022

LGPD: entenda como a logística pode garantir a segurança de dados dos consumidores

Em vigor efetivo desde o segundo semestre de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) determina diretrizes rigorosas

31 de outubro de 2022

Redes sociais e apps de mensagens são os maiores desafios para a segurança de dados corporativos

Esses apps não-autorizados podem fazer a empresa perder o controle sobre a produtividade dos funcionários e da segurança corporativa.

2 de agosto de 2022

China multa Didi em US$ 1,2 bilhão por violar leis de segurança de dados

O aplicativo Didi oferece uma plataforma de compartilhamento de caronas semelhante à do Uber, com a diferença de que os passageiros também podem usá-la para reservar táxis regulares.

22 de julho de 2022

Segurança de dados: o essencial que ninguém vê

A segurança de dados nas empresas abrange tudo o que envolve a proteção de informações de pessoas físicas e jurídicas por meio de técnicas

15 de julho de 2021

A ESET analisa as senhas mais populares globalmente em 2023 e destaca a necessidade de uma mudança nas práticas de cibersegurança

Ao longo dos anos, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, abordou a importância das senhas, destacando seu papel essencial na proteção de contas online.

No mundo digital, a segurança das senhas é peça fundamental para resguardar informações pessoais. No entanto, o relatório sobre as senhas mais utilizadas em 2023 da NordPass indica que, apesar do aumento da conscientização, os usuários ainda se apegam a senhas fracas e previsíveis.

A senha “123456” soa familiar? Infelizmente, ela continua liderando a lista das mais utilizadas globalmente, destacando a necessidade urgente de conscientização sobre práticas de segurança mais robustas 


Na edição de 2023, o relatório da Nordpass analisou uma base de dados massiva coletada em colaboração com pesquisadores independentes de 35 países, especializados em incidentes de cibersegurança.

Segundo a ESET, a situação na América Latina reflete um cenário em que a falta de conscientização sobre segurança cibernética se combina com o aumento de ciberameaças na região.


Embora alguns países da região apresentem variações em suas escolhas, é evidente que a preferência por senhas numéricas ainda é predominante como a opção mais comum. Também é notável o uso de nomes próprios, sendo os mais repetidos “benjamin”, “antonio” e “santiago”.

Neste contexto, a equipe de pesquisa da ESET destaca que:

– Além da conscientização individual, a persistência desses dados serve como lembrete de que a cibersegurança é um esforço coletivo. A América Latina enfrenta desafios, mas também possui a oportunidade de reverter esse cenário por meio da conscientização, educação e adoção de melhores práticas de segurança digital.

– Para construir um futuro digital mais seguro, é necessário compreender que a proteção de senhas é um compromisso compartilhado por governos, empresas e toda a sociedade para criar um ambiente online mais resistente na região.

“É fundamental garantir que as plataformas online incentivem e exijam senhas seguras; conscientizar sobre a importância de gerar senhas únicas para cada conta; promover o uso de ferramentas como os gerenciadores de senhas; implementar campanhas de educação cibernética eficaz e adotar medidas de segurança avançadas são ações que podem mitigar riscos e proteger tanto as informações corporativas quanto as dos usuários finais.”, conclui Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.

Norton aumenta segurança e privacidade com aperfeiçoamento de gerenciador de senhas e antirrastreamento

As senhas estão acabando?

Cuidado! Suas senhas podem estar em fóruns na internet e facilitar invasões hackers

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

TAGS

senhas