Últimas notícias

Fique informado

Conheça o certificado digital para dentistas

30 de maio de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Valid participa do Webinar Cidades Digitais 2021 no Paraná

No próximo dia 24  de novembro, às 10h, a  Valid  Cities, participará do Webinar Cidades Digitais 2021 – Campo Mourão/PR

24 de novembro de 2021

CRM digital no mobile: conheça o aplicativo Credencial Médica Valid

O CRM Digital é a nova cédula de identidade do médico, todo profissional dessa área precisa ser inscrito ou habilitado pelo seu conselho

16 de novembro de 2021

MPD Engenharia é a primeira incorporadora a utilizar solução Valid para registro digital de contratos

É justamente neste quesito que o serviço eletrônico oferecido pela Valid, consegue transformar o processo bem mais simplificado

12 de novembro de 2021

Valid Certificadora explica o que é blockchain e qual a sua relação com o certificado digital?

Aqueles que atuam na área de TI, próxima ao conceito do que é blockchain, sabem que o investimento em segurança da informação é essencial

12 de novembro de 2021

Escolher o melhor certificado digital para a consultoria de odontologia é uma tarefa que exige conhecimento a respeito do próprio negócio

Em tempos de forte presença da tecnologia na vida das pessoas, inovação nas relações humanas e transformação digital, é muito importante que os profissionais da área da saúde se adaptem aos recursos de atendimento à distância, muito comuns na telemedicina. O uso de certificado digital para dentistas, nesse sentido, é indispensável para um que o consultório acompanhe esse cenário de constantes mudanças.

Além de eliminar a burocracia dos processos cotidianos, esse recurso facilita a comunicação entre o profissional e seus pacientes, reduz o uso de papel, tinta e custos com impressão de documentos e garante a segurança das informações.

Quer saber mais sobre como funciona o certificado digital para dentistas, quais seus benefícios e muito mais informações pertinentes ao assunto? Então continue a leitura do artigo!

O que é telemedicina?

O termo “tele” em telemedicina faz referência à palavra grega que significa “distância”. Ou seja, a telemedicina é uma abrangente prática médica que utiliza recursos tecnológicos para realizar atendimentos à distância com seus pacientes — como internet, televisão e até mesmo telefone — e construir uma relação humanizada.

A telemedicina foi originada em meados da década de 1950, em Israel. Antes disso, pouquíssimos hospitais utilizavam aparelhos televisores para alcançar pacientes em locais remotos. Porém, à medida que os meios de comunicação evoluíram, o contato entre médico e paciente ou entre os demais colaboradores da área se tornou mais prático e direto.

Nos dias atuais, os meios de contato e troca de informações entre profissionais da saúde e seus pacientes foi ampliado do telefone fixo, passando pelos celulares e para o ambiente online. Smartphones, tablets e computadores possibilitam videochamadas, entrega de diagnósticos e exames à distância, e muito mais.

Diante de um recurso tão moderno como a telemedicina, é comum que as pessoas questionem a segurança e a forma como documentos tão importantes são validados remotamente. E é nesse ponto que entra a importância do certificado digital para dentistas.

O que é certificado digital para dentistas?

Digamos que um paciente da clínica odontológica tenha realizado um exame para um determinado procedimento, mas os resultados só ficarão prontos em alguns dias. Em vez de fazê-lo retornar ao estabelecimento presencialmente apenas para buscar os documentos — como foi feito durante muitos anos —, é possível usar recursos de telemedicina para que esse paciente possa acessar seus exames diretamente em um sistema online e remoto.

No entanto, para que os arquivos enviados tenham a mesma validade jurídica de documentos carimbados e assinados pessoalmente, é preciso ter o certificado digital para dentistas. É por meio desse recurso que o profissional pode se comunicar com seus pacientes pela internet, enviar atestados e diagnósticos e, até mesmo, prescrições eletrônicas.

Além disso, o certificado digital serve para a prestação de contas de profissionais da saúde e para lidar com questões contábeis e tributárias.

Dado o contexto, é importante mencionar que o certificado digital é uma tecnologia de assinatura e validação de documentos no ambiente virtual. Ou seja, ele representa a identificação de uma pessoa física ou jurídica na internet, servindo como uma assinatura em transações ou autorizações de documentos.

Ele não é feito para segmentos específicos do mercado, mas existem diferentes modelos. O certificado digital para dentistas é aquele que deve atender melhor às necessidades do profissional. Eis algumas opções:

– NF-e ou NFC-e — destinado à emissão de Nota Fiscal Eletrônica e de Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica;

– e-CPF — focado em pessoas;

– e-CNPJ — focado em pessoas jurídicas.

De quem é a iniciativa dessa implementação?

No dia 1 de julho, de 2020, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), junto ao Conselho Federal de Odontologia (CFO), deram um grande passo em rumo à evolução da telemedicina no Brasil, quando assinaram o Termo de Cooperação Técnica e de Compartilhamento de Dados sob Confidencialidade.

A iniciativa, entre outros aspectos, teve a finalidade de ampliar o uso de certificado digital ICP-Brasil no setor odontológico. Assim, a odontologia passou a fazer parte da transformação digital, já que o certificado digital para dentistas é uma ferramenta que traz modernidade, confiança e praticidade para a tramitação de qualquer documento no âmbito virtual.

Por que o certificado digital para dentistas é benéfico?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre o papel do certificado digital para dentistas diante de um cenário em que a telemedicina se faz cada vez mais presente, mostraremos algumas de suas principais vantagens.

Entre os pontos benéficos de contar com um certificado digital no consultório de odontologia, podemos citar:

– total garantia de segurança nas informações;

– redução dos processos burocráticos;

– redução de custos com impressão, transporte e logística — tanto os pacientes quanto os profissionais envolvidos não precisam se locomover para terem acesso aos documentos;

– maior desenvolvimento do negócio;

– uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) — uma das principais razões pelas quais cada vez mais profissionais da saúde têm adquirido certificados digitais;

– emissão de documentos para declaração do Imposto de Renda.

Qual é o melhor modelo para a minha clínica?

Escolher o melhor certificado digital para a consultoria de odontologia é uma tarefa que exige conhecimento a respeito do próprio negócio. Os modelos disponíveis são o A1 ou o A3. Porém, afinal, qual é o mais indicado para dentistas?

Pois bem, isso dependerá da atividade desempenhada pela clínica e os tipos de serviços que serão usados. Por exemplo, alguns sistemas aceitam somente o certificado digital do tipo A3, sendo eles:

– SPED Contábil;

– e-CRVsp e e-CNHsp;

– DOI (Declaração Sobre Operações Imobiliárias).

Agora, se o dentista sabe que emitirá muitas Notas Fiscais Eletrônicas, o certificado digital mais indicado para o seu consultório é o tipo A1, pois além de poder ser instalado diretamente no sistema de emissão de notas da empresa, o software realiza esse procedimento de maneira automatizada.

Como você pôde ver, obter um certificado digital para dentistas é fundamental nos tempos em que vivemos, especialmente devido ao fato de a telemedicina estar evoluindo cada vez mais. Manter o negócio em conformidade com a inovação é a melhor maneira de não entrar na obsolescência e perder espaço no mercado para os concorrentes.

Para concluir o material, podemos afirmar que a odontologia está constantemente implementando e se beneficiando das evoluções tecnológicas, acrescentar que o certificado digital para dentistas é mais uma facilidade ligada à tecnologia.

Quer saber como a Valid pode ajudar a otimizar a sua rotina de trabalho com soluções inovadoras em certificações digitais? Então entre em contato agora mesmo com um especialista da nossa equipe!

Solução da Valid com BOT no WhatsApp estreia no Detran-CE 

Solução Valid para emissão de CIPTEA reforça a importância da inclusão

Pelo terceiro trimestre consecutivo, Valid atinge o melhor resultado da história

Sobre a V/Cert

A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.

A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.

A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.

Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565

Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!