Últimas notícias

Fique informado
Contradições na Regulação Criptográfica é tema de palestra no Web Summit Rio 2024

Contradições na Regulação Criptográfica é tema de palestra no Web Summit Rio 2024

9 de abril de 2024

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

O Web Summit Rio acontece de 15 a 18 de abril e seguirá no mesmo local da sua primeira edição, o Riocentro, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro

A Web Summit Rio faz parte do rol de eventos internacionais organizados pela Web Summit, subindo ao palco mundial a par da Web Summit em Lisboa, Web Summit Qatar em Doha, Collision em Toronto e RISE em Hong Kong. Em 2023, a Web Summit Rio reuniu mais de 21 mil pessoas no Riocentro.

Os eventos da Web Summit reuniram meio milhão de pessoas na Web Summit em Lisboa, na Collision na América do Norte e na RISE na Ásia desde o início da empresa como uma conferência de 150 pessoas em Dublin, em 2009. Nossa missão tem sido criar um software que melhore as conferências e permita conexões significativas entre os CEOs, fundadores, investidores, políticos, figuras culturais e membros da mídia que estão remodelando o mundo.

As contradições na regulação das criptomoedas

As contradições na regulação das criptomoedas será tema de uma palestra sobre a regulação de criptomoedas é um tópico complexo e cheio de nuances. Enquanto alguns países abraçaram as criptomoedas, outros têm sido mais cautelosos.

As contradições tornam a regulação das criptomoedas um desafio. É um equilíbrio delicado entre permitir a inovação, garantir a segurança e proteger os consumidores. A palestra “Contradições na Regulação Criptográfica” provavelmente abordará algumas das principais contradições na regulação criptográfica.

Os puristas defendem que as criptomoedas devem ser totalmente anônimas e isentas de controle governamental, devido à sua natureza. No entanto, com mais de 420 milhões de usuários de criptomoedas e o surgimento de ETFs para investidores comuns, a regulamentação e a cooperação internacional parecem ser um caminho sem volta.

Na palestra “Contradições na Regulação Criptográfica”, Caroline Nunes, Vanessa Lopes e Camila Russo vão explorar esse tema e devem destacar alguns pontos como: Adoção vs Regulação, Privacidade vs Segurança, Inovação vs Proteção ao Consumidor, Descentralização vs Controle Centralizado, Regulação Nacional vs Natureza Global das Criptomoedas.

As Contradições na Regulação Criptográficas será dia 18, as 15h30 Etapa 3 – Pavilhão 4. A sessão ocorrerá em inglês. Traduções simultâneas para o português estarão disponíveis através do LiveVoice, no menu do aplicativo Web Summit Rio.

As criptomoedas operam sem fronteiras, o que desafia os esforços de regulamentação em nível nacional. Isso levanta questões sobre como implementar e aplicar regulamentações em uma escala global.

Segundo Caroline Nunes, CPO e sócia-fundadora da Infratoken, “Ao adotarmos a tokenização, não apenas abraçamos a inovação, mas também capacitamos indivíduos, democratizando o acesso a oportunidades de investimento de maneira nunca vista antes. Estamos comprometidos em liderar uma aplicação completa com capacidade de personalização de cada instituição financeira e moldar o futuro das finanças por meio da tokenização”.

A Infratoken oferece uma solução completa para a tokenização de ativos, abrangendo desde a emissão até o acompanhamento do ativo com o investidor final. Fundada em São Paulo em 2022, a empresa se destaca por adaptar ferramentas tradicionais ao universo da tokenização, simplificando o processo e reduzindo custos operacionais. Para 2024, a Infratoken planeja fornecer infraestrutura tecnológica avançada para instituições financeiras, com foco em inovação e expansão de mercado. A empresa pretende estabelecer parcerias estratégicas e aumentar sua presença no mercado, demonstrando o valor de tecnologias interoperáveis integradas ao sistema legado das instituições monetárias.

Leia outros artigos sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização aqui!

Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!

O QUE É CRIPTOGRAFIA?

A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.

A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário. 

Criptografia Simétrica

Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.

Criptografia Assimétrica

Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.  

Criptografia Quântica

Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.

Criptografia Homomórfica

Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.

Você encontra no Crypto ID os principais eventos Nacionais e Internacionais sobre de Segurança da Informação. Confira aqui.